ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Barter tem sido a opção do produtor

POR MARIANA PROENÇA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/03/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Mariana Proença

O sistema de barter - troca de café por produtos – foi o que mais se viu nos corredores da 17ª Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro, em Guaxupé (MG). Promovida pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), a Femagri teve como tema a “Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso”.

Com 130 expositores e a participação de mais de 14 mil cooperados da Cooxupé, além dos visitantes da região, que somaram mais de 35 mil visitantes no total, o evento tem como marca a negociação de insumos, maquinários e outros produtos antes do início da safra.

De acordo com José Eduardo Santos Júnior, superintendente de desenvolvimento do cooperado: “vale a pena facilitar para o cooperado para que ele tenha uma melhoria de renda”. Com este objetivo, muitas marcas chegam para expor com preços especiais e aceitam a troca de café por produtos.

Segundo a Cooxupé, na safra passada, em 2017, das 3 milhões de sacas que a cooperativa comprou, 700 mil vieram pelo sistema de barter. “Neste ano, uma das novidades é que para alguns equipamentos estendemos o parcelamento de três para quatro anos e isso, sem dúvida, foi um bom incentivo para o produtor”, explica José Eduardo.

Para a cafeicultora de Divinolândia (SP), Neusa Helena Nogueira Miranda, cooperada Cooxupé desde 1988, o importante é comprar pelo menos um equipamento por ano. Ela e a família tem na propriedade do Sítio Santo Antônio a garantia de que vão colher café, por isso optam pelo sistema de barter. “Comprei uma secadora de café em três anos pela troca de sacas e agora estou vendo uma beneficiadora e uma pulverizadora”, conta Neusa que pesquisava o preço e a qualidade dos produtos nos estandes junto com toda a família.

No Sítio Boa Vista, dos irmãos Juscelino e Joel Ferrera, em Monte Belo (MG), também a opção foi pelo barter. Segundo eles, que são cooperados há cinco anos, o sistema ajuda a investir em secador, máquina de beneficiar e no lavador. A média de 25 sacas ao ano para o barter ajuda a família a fechar negócio: “temos uma garantia de preço”, explica Juscelino. Eles também usam o barter para insumos, item que, segundo eles, é muito utilizado na propriedade.

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, explica que o “câmbio é fator de interferência e uma variável importante para o café”, por isso alguns produtores optam pela troca da saca, o que diminui alguns riscos.

Resultados e previsões
Durante a coletiva de imprensa, Paulino também destacou “não ver risco de falta de café e que a produção será suficiente para atender ao mercado interno e externo”, apesar também de ter ponderado que a questão climática sempre acaba por influenciar e que o “café é um ser vivo. Cada ano é uma realidade”.

Anualmente, a Cooxupé faz um levantamento na sua região de atuação de previsão de produção de cafés arábicas com 80 técnicos no campo e 4 mil propriedades monitoradas. Para a próxima safra, segundo Paulino, está previsto 19,9 milhões de sacas na área da Cooxupé: “acredito que estatisticamente represente o Brasil. A previsão de 2018 está ligeiramente inferior a 2016, quando foram colhidas na área da Cooxupé, 20,6 milhões de sacas”.

Outro ponto destacado por Paulino: “Fizemos uma pesquisa com os cooperados que estão crescendo. Aqueles produtores que crescem participam de eventos. O indivíduo que vem num evento sempre sai sabendo mais do que quando ele entrou. Sempre troca ideia com outro colega, recebe uma informação de um vendedor. O produtor rural no geral leva uma vida muito restrita e os que estão aqui com certeza vão reverter o conhecimento para produzir café de melhor qualidade, com mais produtividade, mais cuidado com o meio ambiente”, avalia.

O próximo evento da Cooxupé será em Coromandel, no Cerrado Mineiro, dias 21 e 22 de março de 2018.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures