ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balanço semanal CNC: fortes vendas de fundos derrubaram o mercado na semana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os mercados de commodities, de maneira geral, tiveram fortes quedas na semana passada. A pressão veio da divulgação de indicadores negativos em relação à economia da China, que motivou liquidações de posições e vendas especulativas na semana.

Em relação às demais commodities, o café até resistiu bem, mas, na última quinta-feira (22), fortes vendas de fundos levaram o mercado a negociar o contrato maio/12, na Bolsa de Nova York, abaixo de US$ 1,80, o que acionou liquidação de posições e novas vendas, levando a posição a perdas ainda mais fortes. Apesar de uma leve recuperação nesta sexta-feira (23), o referido contrato encerrou a semana cotado a US$ 1,7875, com queda de 1,43%.

Do lado dos fundamentos, as posições dos estoques de café no Brasil e nos países importadores continuam diminuindo e podem chegar a níveis críticos no final da entressafra. Nesta semana, a Federação Europeia de Café divulgou o volume de estoques nos portos do Continente ao final de janeiro. Foi registrado um recuo de 343.424 sacas, com o total armazenado ficando em 9,689 milhões de sacas.

Somado a isso, o Ministério da Agricultura divulgou, também na quinta-feira, seu Informe Estatístico de Café referente a fevereiro. Segundo o balanço, as exportações nacionais, no mês passado, novamente ficaram bem abaixo dos níveis verificados nos últimos três meses de 2011, atingindo 2.230.560 sacas, o que, com certeza, contribuiu para a queda dos estoques que vem sendo verificada nos países importadores.

Apesar da safra de ciclo alto do Brasil poder colaborar para a recuperação dos estoques mundiais de café, de acordo com um relatório divulgado pelo grupo Societe Generale, o excedente produzido no próximo ano safra deverá ser inferior a 1 milhão de sacas. Considerando esta informação, vemos que a posição para o próximo biênio continua favorável em termos de preços. Por esta razão, continuamos orientando os produtores a terem cautela na comercialização neste momento de baixa no mercado, aguardando melhores oportunidades, as quais devem surgir até o final desta entressafra.

Outra informação que poderá ajudar a recuperação dos preços na próxima semana será o posicionamento dos fundos. Após as recentes quedas verificadas no café, o relatório de hoje da U.S. Commodity Futures Trading Comission apontou que eles possuem uma posição short (vendida) de 28.863 contratos - 46.223 long (comprados) e 66.617 vendidos -, o que pode favorecer a reversão do mercado no momento em que as recompras forem acionadas.

As informações são da Assessoria de Comunicação CNC, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures