ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Baixa nos preços do café e clima ameaçam a produção colombiana

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/03/2024

4 MIN DE LEITURA

0
0

Por Cristiana Couto

Uma série de desafios está ameaçando a produção de café na Colômbia. A crise, porém, não diz respeito apenas às questões climáticas, assunto que foi tema de reportagem no jornal britânico The Mirror desta segunda (25). Ela não é recente e tem origens diversas. Dependendo do ponto de vista de quem a discute, também é profunda.

Ao lado da elevação do custo de mão de obra e insumos, os produtores colombianos – são 550 mil famílias que vivem da cafeicultura – estão enfrentando os baixos preços do café, além de questões fiscais, políticas e institucionais. Diante do cenário preocupante, uma greve nacional está programada por ativistas para 28 de abril, segundo o jornal El Tiempo, e novas mobilizações estão sendo planejadas para agosto. 

Segundo a reportagem do The Mirror, em 2023, os cafeicultores recebiam mais de US$5 por quilo de café – agora, são cerca de US$3. Além disso, cita o periódico, houve uma queda de 35% na área de produção de café nos últimos cinco anos (os dados são da Rede de Comércio Justo da América Latina e do Caribe - CLAC).

O aumento das temperaturas e as mudanças nas chuvas estão tornando o cultivo e a colheita colombiana desafiadores. Doenças como ferrugem e broca do café vem afetando ainda mais a produtividade dos cafezais. Há, também, a ameaça do fenômeno La Niña, previsto para acontecer no trimestre de junho a agosto. O acontecimento climático, ainda que transitório, ocasiona chuvas para além do normal a partir da variação de diversos fatores (pressão atmosférica, ventos etc.) que atingem o Oceano Pacífico tropical –  justamente, as águas que banham as costas da Colômbia.   

Desde o início de março, notícias nos jornais locais dão conta de que cafeicultores têm protestado e exigido medidas para controlar a revalorização do produto, para não haver mais aumento de contribuições e que políticas sejam criadas em benefício do setor agrícola e, por fim, que haja uma reestruturação completa da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) – instituição que há quase um século gerencia os negócios do café no país. A ameaça de greve foi feita caso o governo não tome medidas para enfrentar a queda dos preços do grão no mercado.  

Ontem (26), o editorial do tabloide espanhol El País declarou “ser inconcebível, por exemplo, que o próprio Presidente da República acuse a Federação Nacional dos Cafeicultores de ser o exemplo do roubo de café pela oligarquia”.

O movimento União dos Cafeicultores da Colômbia, criado há um ano e com 500 membros, reclama dos prejuízos que os cafeicultores enfrentam e exige que o diretor da FNC, Germán Bahamón, aumente os impostos sobre importações de café (do Peru, do Equador e do Brasil) para 70%, noticiou o mesmo jornal. Os cafés importados perfazem cerca de 50% do consumo interno da Colômbia (em reportagem de 2023 da revista colombiana Diners, a estratégia das empresas é comprar esses cafés e misturá-los a resíduos do grão nacional de baixíssima qualidade, colocando a bandeira da Colômbia na embalagem e vendendo o produto final a um preço bem menor do que o café colombiano puro). 

Já Bahamón defendeu-se, advertindo na semana passada que a sustentabilidade econômica do setor cafeeiro colombiano está em risco devido à rentabilidade "baixa ou nula", pois não há recursos suficientes para atender às necessidades do setor.

Dias atrás, o Ministério da Agricultura do país habilitou o Fundo de Incentivo à Capitalização Rural (ICR) para apoiar a meta de renovação de 100 mil ha de café. Mas, segundo notícias do Portafolio em 21/3, essa ajuda é pequena, já que o dinheiro necessário para uma intervenção eficiente "excede as possibilidades econômicas do Fundo".

A União dos Cafeicultores da Colômbia exige, ainda, que haja eleições diretas para o diretor da Federação e a criação de órgãos de fiscalização para monitorar como seus recursos estão sendo administrados. No último ano, o grupo liderou várias manifestações contra a FNC, incluindo uma greve em agosto passado em Armenia, Quindío, e protestos em frente a um estabelecimento da rede de cafeterias Juan Valdez.

Mesmo com a habilitação do Fundo, a demanda dos produtores é que o governo colombiano injete 500 bilhões de pesos colombianos num fundo de estabilização de preços.

Origens profundas da crise

De acordo com a Associação Nacional dos Estudantes do país, que se manifestou sobre o episódio, a origem da crise do café na Colômbia começa na década de 1990, quando políticas de livre comércio implementadas no país resultaram em condições desfavoráveis para o país competir com outros que produzem cafés a custos mais baixos. 

Perguntado pelo CaféPoint sobre a questão atual do café na Colômbia, o presidente da torrefadora italiana illycaffè, Andrea Illy, destaca uma das origens do problema financeiro do país. “Duas décadas atrás, 60% das lavouras foram renovadas, com previsão de produção de 18 milhões de sacas”, explica Andrea. Segundo ele, essa previsão não se confirmou, e as lavouras precisam ser novamente renovadas.

Outros fatores que agravam a crise, apontam os especialistas, é a revalorização do peso colombiano em relação ao dólar no último ano. Mesmo com a queda dos preços internacionais do café, os produtores têm recebido menos, o que resultou numa queda substancial de renda.

As notícias das últimas semanas indicam, ainda, que há torrefadores considerando outras origens, como Peru e Honduras, para substituir os cafés colombianos, e que importadores reduziram pedidos de grãos do país. 

A insuficiência de infraestrutura agrícola, como sistemas de irrigação, é outro fator agravante.  

Outras fontes consultadas: pulzo.com, caf.com e algrano.com.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures