ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BA: Itabela terá estação de pesquisa do café conilon

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/08/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O município de Itabela, no extremo sul da Bahia, vai ganhar uma estação de pesquisa do café conilon. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, durante a realização, na cidade, da 7º Festa do Café Conilon, entre os dias 19 e 21 de agosto. A nova estação será instalada em uma área cedida pela empresa de celulose Veracel ao Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela. A Secretaria de Agricultura apoiará o empreendimento através da participação da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Cerca de 60 empresas do segmento ligado à cafeicultura participaram da festa e da feira agropecuária, que teve apoio do Sebrae. O público estimado no evento foi de 15 mil pessoas por dia. Muitos expositores comentaram o crescimento da feira, assim como sua ótima organização e a importância em ajudar a movimentar a economia do município.

"A Festa do Café já está consolidada como um dos mais importantes eventos da cafeicultura. É um espaço para a busca de novos conhecimentos, para o debate de ideias e para a realização de negócios, além de consolidar a cafeicultura como mola propulsora da economia do extremo sul", avaliou o coordenador do Sebrae, Jorge Cunha.

Durante a festa, os cafeicultores participaram de palestras com pesquisadores do setor, uma das palestras de maior repercussão foi do presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), Luiz Antônio Polese, que falou da importância em agregar valor ao produto produzindo um café de qualidade. Abaixo os 10 Mandamentos para se produzir um café de qualidade.

1. Cuidar bem da lavoura o ano todo: análise do solo, adubações, poda, desbrota e manejo do mato, cuidado com pragas e doenças.

2. O cafeicultor deve se estruturar com terreiros, secadores, tulhas ou armazéns, de acordo com a sua produção.

3. Colher o café na peneira, no pano ou na lona, com o maior percentual possível de grãos maduros.

4. Usar sacaria de ráfia na colheita e durante o transporte; e iniciar o processamento no mesmo dia.

5.Dar preferência ao processamento úmido (lavador/separador e descascador).

6. Para a secagem em terreiros, esparramar o café em camada fina, mexer no mínimo 10 vezes ao dia e, a partir do ponto de meia seca, proteger o café das chuvas.

7.Para a secagem em secadores mecânicos, usar o secador de fogo indireto e utilizar lenha seca; operar o secador em plena carga; manter a temperatura na massa dos grãos do café com o máximo de 45ºC para o arábica e de 60ºC para o conilon.

8. Utilizar novas tecnologias de secagem, de menor custo e impacto ambiental, como: terreiro híbrido, silo secador e terreiro coberto.

9.Armazenar o café arábica com 11,5% de unidade e o café conilon com no máximo 13%, em ambientes limpos, arejados e livres de entrada de animais. Usar sacaria de juta e tulhas ou armazéns limpos, sem insumos, adubos e defensivos.

10. Comercializar o café somente após a sua avaliação em sala de prova, buscando sempre o mercado com maior valor agregado.
As informações são da Agência SEBRAE de Notícias, resumidas e editadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures