ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Avanços da sustentabilidade da cafeicultura brasileira é apresentado na República Tcheca

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/07/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Nos dias 04 e 05 de julho o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, em Praga, na República Tcheca, do workshop “Tracking Coffee & Deforestation”, promovido pela European Coffee Federation (ECF) e pela European Union Agency for the Space Programme (EUSPA), com a participação de traders, indústrias, associações de países produtores e importadores, Organização Internacional do Café (OIC), Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), entre outras.

Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, destacou que a participação da entidade no evento se deu com vistas aos desafios e oportunidades relacionadas à nova Lei da União Europeia de importação de uma série de commodities não ligadas ao desmatamento. “Essa é uma estratégica identificada para uma maior participação do Brasil nas discussões referentes à fase de implementação da nova Lei, que deverá ocorrer até dezembro de 2024”, explica.

No primeiro dia do workshop, o Cecafé realizou uma apresentação destacando os avanços da sustentabilidade da cafeicultura brasileira ao longo das últimas décadas e a experiência do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na obtenção dos polígonos e dados georreferenciados.

Marcos Matos também apresentou a Plataforma Brasileira de Rastreabilidade, desenvolvida e conduzida pelo Cecafé, demonstrando os avanços na cafeicultura do Brasil, assim como os desafios da cadeia de custódia do café, englobando a diversidade de regiões, produtores, a formação de blends até às exportações via contêineres.

“Com base em tudo que temos realizado e apresentado aos nossos principais importadores, fomos indicados como projeto-piloto, como referência da UE para a implementação da nova Lei. Seremos parceiros da EUSPA e da ECF para geração de conhecimento, experiência e benchmarks a serem replicados em diversos outros países”, revela.

O diretor geral do Cecafé completa que alguns diretores da EUSPA, inclusive, manifestaram seu desejo de visitar o Brasil para conhecer a realidade da produção nacional. “Isso é fundamental, pois a entidade tem o poder de propor, tecnicamente, alterações em prazos e abordagens da Lei. Estamos trabalhando para trazê-los o quanto antes e fomentarmos a imagem sustentável e de qualidade de nossos cafés”, conclui. 

As informações são do Cecafé 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures