ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ateliê do Café aposta em comercialização via internet

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Apesar de ser consumido diariamente por milhares de brasileiros, o café é uma bebida cercada de nuances de aroma e sabor, a exemplo de outras bebidas complexas, como vinho e cerveja. E os consumidores estão começando a perceber todas as suas possibilidades. Nessa trilha, surgem no mercado empresas que levam o produto a sério. É o caso do Ateliê do Café (localizado em Valinhos, a 89 km de São Paulo). A empresa, inaugurada em 2006, oferece um serviço bastante exclusivo e pioneiro de torrefação e comercialização de cafés 'single state' (cafés de origem) pela internet.

Com um estoque de cafés verdes propositadamente mínimo, reabastecido mensalmente, os profissionais do Ateliê do Café realizam a torra fresca, a seleção final dos grãos, a embalagem e o envio de cafés exclusivos. Há opções dentre diferentes moagens para cafés em pó, em grãos e em sachê, todos com selo de sustentabilidade. O cliente compra seu café torrado sob encomenda, por telefone ou internet, e recebe em qualquer parte do Brasil, sem a obrigatoriedade de pedido mínimo.

Instalado em uma simpática casa de 320 m², que mais parece uma fabriqueta, o Ateliê do Café conta com maquinário de ponta - para torrar, selecionar e moer - que divide espaço com cafeteiras e espaço para workshop e degustações desde 2009, quando foi criado o CEPEC, Centro de Estudo e Pesquisa do Café. "Queremos oferecer mecanismos para que nossos clientes conheçam mais sobre a bebida e formem sua própria opinião", diz Cristina Assumpção, gerente de marketing do Ateliê do Café.

Os cafés comercializados pelo Ateliê do Café são produzidos nos 3.250 hectares da Fazenda Daterra - ambas as empresas pertencem ao grupo DPaschoal. Com vários prêmios internacionais no currículo, a Daterra possui plantações nas regiões do Cerrado (MG) e da Mogiana (SP) e é especializada da produção de cafés sustentáveis e especiais, exportados para países como Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra e Dinamarca. O abastecimento interno fica por conta do Ateliê do Café.

Para degustar os cafés em receitas exclusivas desenvolvidas por baristas, alguns endereços na capital trabalham com os grãos do Ateliê do Café: Oscar Café, Hamburguinho, Les Delices de Maya e Café Aprendiz. No interior do Estado, podem-se encontrar os grãos da marca em uma cafeteria própria, no Hotel The Palms, em Campinas; na Toco Chocolates, em Campos do Jordão; na Delices de Gisele, em Leme; e no Espaço Café, em Sorocaba. No litoral, há o Free Port Café, em Ilhabela (SP) e o Ciranda Café, em Salvador (BA), que integram a lista.

Alguns dos cafés comercializados pela empresa também foram a escolha de baristas estrangeiros no concurso mais importante da categoria, o Campeonato Mundial de Baristas, como é o caso do Bourbon Collection Fazenda Daterra, escolha da barista holandês Liesbeth Sleijster (3º colocada no mundial em 2008, na Dinamarca). Já o Sweet Collection Fazenda Daterra encantou os baristas Troels Poulsen (Seattle, 2005) e Klaus Thomsen (Berna, 2006). Ambos utilizaram esse café da Daterra nos blends com os quais conquistaram o título mais almejado pelos baristas, o de campeões mundiais.

Na loja virtual Ateliê do Café são comercializadas, além dos cafés, xícaras exclusivas assinadas pela designer Rachel Hoshino, cafeteiras e livros acerca do assunto.

As informações são do portal Gastronomia e Negócios, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures