ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ARG: mercado de café premium segue disputado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nos últimos anos, o negócio de café na Argentina não deixou de atrair marcas internacionais, como Nespresso (da multinacional Nestlé) e, recentemente, Starbucks. Agora, chegou a vez da italiana illycaffè, que se propõe a lutar por novos nichos de mercado e negociará com empresários locais para instalar sua cadeia de cafeterias premium através de franquias. Isso foi informado pela presidente da empresa que fatura 280 milhões de euros (US$ 381,37 milhões) no mundo, Andrea Illy.

A empresa tinha chegado ao mercado argentino pelas mãos da Havanna e The Exxel Group e, em 2001, saiu do país. Voltou em 2004 com outro distribuidor: R&HL. Atualmente, está presente em supermercados, restaurantes e empresas com o café embalado em latas e grandes máquinas.

"Estamos buscando um sócio local para trazer Espressamente Illy, nossa cadeia de cafeterias no estilo italiano, única no mundo. Nós administramos esse negócio com franquias e estamos dialogando com contatos, mas não selecionamos ou firmamos com ninguém ainda", disse a presidente da empresa que opera em 140 países e emprega 700 pessoas.

Se a chegada se concretizar, passaria a competir diretamente com o modelo americano da Starbucks, o argentino Café Martínez ou Havanna e outros, como o The Coffee Store.

A empresa encontrará mais rivais em outro nicho de negócios que entrará esse ano: o de café em cápsulas para casas e escritórios, junto com as máquinas que as processam e que também são fabricadas pela firma italiana. Nesse mercado, existem empresas como Nespresso, Cabrales e a também italiana Lavazza.

Diferentemente da Nespresso, marca altamente identificada com o mercado premium, a illycaffè não abrirá locais exclusivos. O presidente da R&HL, Ricardo Luis, disse que os equipamentos chegarão ao consumidor através de cadeias de varejo como Falabella.

Illy não revelou as projeções de faturamento com esse modelo de negócios, mas disse que aspira que, em pouco tempo, "represente 30% das receitas da empresa no país". Ela disse que o "mercado argentino está crescendo" e que acredita que crescerá em particular no mercado de cápsulas, porque se trata de um produto prático e de qualidade.

"Esse ano não será fácil, embora não deva ser tão complicado como 2009. Considero que os mercados que impulsionarão o crescimento para nós serão Ásia e Estados Unidos", disse Illy, cuja empresa obtém 5% de suas receitas das vendas na América Latina.

Sobre os segmentos, ela disse: "Em 2010 será mais difícil crescer no varejo. A empresa hoje deve 55% do negócio ao segmento gastronômico, 35% vem das casas e 10% dos escritórios. Nos últimos dez anos, o mercado de café mudou muito. O café gourmet ganhou presença e hoje tem entre 6% e 8% do mercado mundial. O expresso é o símbolo dessa mudança e continuará ganhando presença tanto nas casas como nos escritórios".

A reportagem é do La Nación, traduzida e adaptada pela equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures