ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aquecimento global pode prejudicar café no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/02/2007

1 MIN DE LEITURA

3
0
De acordo com notícia de Peter Blackburn para a Reuters, o Brasil corre o risco de ter suas safras de café fortemente reduzidas, por conta do aquecimento global, nos próximos 50 a 100 anos.

Uma elevação de três graus Celsius na temperatura resultaria em uma redução de 60 por cento na área ocupada por plantações de café arábica no Brasil. O país poderia aumentar sua produção de café robusta, mais tolerante às altas temperaturas.

"O café migraria para o sul para áreas mais frias e teríamos café crescendo na Argentina", disse Hilton Silveira Pinto, diretor associado do Centro de Estudos Meteorológicos e Climatologia Aplicada, Ciagri, da Unicamp.

Juntamente com a Embrapa Informática Agropecuária, o Ciagri estudou analisou o impacto de uma elevação de temperatura de até cinco graus Celsius em cinco importantes culturas - café, soja, milho, arroz e feijão.

Segundo o estudo, as lavouras de café de Minas Gerais, que respondem por cerca de metade da produção brasileira, desapareceriam. A pesquisa aponta que as safras de café de São Paulo, terceiro maior produtor do Brasil, teriam o mesmo destino. "A produção cairia em quantidade e em qualidade", disse Pinto.

Já o pesquisador da Embrapa Fabio Marin, alertou que, apesar das temperaturas no sul do Brasil tornaram-se favoráveis com o aquecimento, a falta de água limitaria a expansão da produção.

"A biotecnologia e o desenvolvimento de variedades resistentes à seca oferecem uma solução", disse Marin. Para os dois pesquisadores, é necessário que o Brasil intensifique as pesquisas em variedades de café e de outros produtos resistentes a maiores temperaturas e a climas secos.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LETICIA

EM 27/03/2013

isso é um absurdo
ALEMAR BRAGA RENA

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/02/2007

Senhores(as),

No artigo de 14/11/2006, afirmei que o café voltaria a subir a Serra do Mar, não porque eu desejasse mais malefícios à natureza, mas por razões de sobrevivência da cafeicultura, pois o café arábica atual não suporta temperaturas elevadas, especialmente suas oscilações. Ele é uma planta C3, como o feijão, arroz, soja, citros etc. Tampouco é tolerante à seca. Fui mal interpretado por alguns.

A gritaria com o clima começou só recentemente, mas quem foi meu aluno, há mais de duas décadas, deve se lembrar da ênfase que eu punha nos aspectos das futuras condições adversas da temperatura e da água!

Só não acredito que o homem seja o principal agente dos futuros desastres do clima. Continuamos sedo "antropocêntricos", como na idade das trevas...

Saudações escatológicas,

Rena
JAIR CATELAN FILHO

MARILÂNDIA - ESPÍRITO SANTO

EM 06/02/2007

e sobre o espirito santo, qual seria o impacto do clima para a cafeicutura

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures