ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Após 22º os efeitos ao café arábica podem ser prejudiciais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/07/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Eliomar Cortes: Gostaria de saber se o café arábica produz em temperatura um pouco acima dos 21ºC caso eu utilize irrigação por gotejamento, o que deixaria o solo mais fresco. E qual a altitude mínima adequada?

Marco Antônio dos Santos, meteorologista da Somar:

Prezado Eliomar Cortes,

Apesar da faixa ideal de temperatura média anual para o cultivo do café arábica ser entre 19 e 21°C, nada impede de ser cultivado em localidades onde a temperatura média chegue aos 22°C. Após esse valor, os efeitos ao café podem ser prejudiciais apesar do uso de irrigação. Pois as plantas de cafés não produzem satisfatoriamente em regiões com temperaturas médias anuais acima dos 22°C.

Mas existem algumas maneiras de mitigar esses efeitos, uma delas é a utilização de arborização. Isto é, o plantio de árvores, como a grevílea e o cedrinho para diminuir a temperatura ambiente do cafezal. No caso da irrigação, ela é de suma importância em locais onde o déficit hídrico anual é superior a 150 mm, ou melhor, em regiões onde a média climatológica indica um déficit hídrico igual ou superior a 150 mm.

Esse conceito de que o uso da irrigação deixará o solo mais fresco é errônea. O que deixará o solo mais fresco é a utilização correta do manejo do mato. Sempre deixar o mato, a uma altura mínima de 30 cm, entre as linhas de plantio, manter uma boa palhada sobre o solo e também um alto teor de matéria orgânica.

Contudo, o uso da irrigação pode em partes compensar a maior demanda hídrica que a planta irá necessitar em dias mais quentes e secos. Também no caso de irrigação por gotejamento, o uso da fertirrigação também auxiliará no menor custo de mão de obra, uma vez que haverá um transito menor de maquinas no cafezal e mão de obra no cafezal.

Agora a altitude mínima adequada para se plantar cafés de qualidade é 700 metros. Abaixo disso a temperatura é mais elevada. Entretanto, já vi lavouras serem plantadas em altitudes de 560 metros e produzirem muito bem e até grãos de qualidade. Todavia, todo o manejo pré e pós colheita eram realizados dentro de um alto padrão de qualidade.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures