ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Análise hEDGEpoint: Atualização da safra brasileira de café 2023/2024 pela Conab

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/05/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Após a surpresa – ou a falta dela – na segunda-feira passada (15), quando a Green Coffee Association nos EUA não divulgou os estoques do final do mês de abril, o foco entre os dias 15/5 e 19/5 mudou para a segunda avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 23/24 do Brasil.

A Conab aumentou sua expectativa de produção de arábica para 37,93M scs, uma adição de 494 mil sacas em relação ao relatório anterior. O aumento veio com produtividades maiores, com destaque para as regiões do Cerrado, São Paulo e Sul de Minas Gerais. No total, a produtividade de arábica registrou um aumento de 24,81 scs/ha, para 25,62 scs/ha – ainda abaixo do padrão dos anos anteriores à seca, mas mostrando uma importante recuperação.

Para o conilon, os números foram na direção oposta: uma redução de 695 mil sacas em relação ao relatório anterior, para 16,81M scs. O resultado representa uma queda de 8% na produção em relação ao ano anterior. Apesar do aumento de 1% na área em produção, a proporção de áreas em formação em relação ao total aumentou (8,6% em 2022 para 10,2% em 2023).

Porém, o número de conilon continua bem abaixo da média do mercado (em torno de 20-22M scs), e, portanto, tem menos potencial para mover preços. A queda na produção de conilon foi impulsionada inteiramente pelo Espírito Santo, já que a Conab estima uma queda de 1,78M sacas ano a ano na produção do estado, e o aumento na Bahia (+142 mil sacas a/a) e Rondônia (+331 mil sacas a/a) não foi suficiente para compensar os problemas no principal fornecedor de conilon.

De forma geral, com a redução no número de conilon, a estimativa da Conab para a produção total de café em 2023 registrou uma queda de 200 mil sacas em relação à estimativa anterior. Com uma maior participação da área em formação tanto para o arábica quanto para o conilon, o relatório ressalta que a safra atual ainda ficou muito vulnerável às intempéries (geada e seca, no caso do arábica) e stress produtivo (no caso do conilon), apesar dos números permanecerem abaixo da média esperada pelo mercado.

Confira aqui o relatório completo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures