ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Amostragem de solo: como separar e enviar ao laboratório

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/01/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Manual do Café – Manejo de Cafezais em Produção, produzido pela EMATER – MG conta com explicações sobre os cuidados no cafezal. Separamos algumas dicas em relação a amostragem de solos. 

Além de ser necessária como uma prática rotineira na atividade cafeeira, a amostragem de solo para análise química exige critérios para descobrir as qualidades do solo. Caso contrário, poderá resultar em adubação e calagem incorretas, com prejuízos econômicos e ambientais.

O que é a amostra de solos 

É uma pequena porção de 500 gramas de terra, enviada ao laboratório, que representa um volume de solo milhares de vezes maior, daí o cuidado na sua obtenção. É constituída de várias amostras simples, de acordo com o tamanho da gleba, a qual deve representar áreas homogêneas.

Época e frequência

É importante realizar a amostragem de solos na cultura do café em produção, antes da arruação e pelo menos 60 dias após a última adubação. Isso deve ser repetido anualmente.

Divisão da área 

Por área homogênea deve-se entender uma gleba, definida não só pelo seu tamanho, mas, principalmente, por características que determinam a sua homogeneidade. Recomenda-se que o seu tamanho não ultrapasse 10 ha. Para ser representativa da área amostrada, a amostra do solo deve ser retirada, levando-se em conta o histórico de uso e manejo (vegetação, cultura anterior, etc.), localização, exposição do terreno ao sol (face) e as características perceptíveis do solo (cor, textura, etc.).

Local da amostragem 

Considerando que as raízes absorventes do cafeeiro exploram, predominantemente, o solo sob a copa e por ser este o lugar onde são feitas as adubações, é recomendado que a amostragem seja feita neste local. Quando se pretende conhecer, também, a condição do solo nas entrelinhas, pode-se fazer uma amostragem no meio da rua do cafezal. São duas situações distintas que requerem duas amostras que devem ser analisadas separadamente.

Número de subamostras ou amostras simples

A amostra composta deve ser constituída de, pelo menos, 20 amostras simples, em cada gleba, retiradas na camada de 0 a 20 cm (camada arável), percorrendo toda a área em zigue- -zague. Caso o volume de cada amostra simples seja reduzido, em função do tipo de ferramenta usada, recomenda- -se aumentar o número de subamostras, de modo a obter, pelo menos, 500 gramas de terra.

Procedimentos 

Caso haja necessidade, recomenda-se fazer apenas a retirada do cisco no ponto de amostragem, sem a remoção da camada superficial do solo. Evitar locais próximos de cupinzeiros, formigueiros, árvores, caminhos, locais de descarga de corretivos e fertilizantes, manchas de solo, enfim, qualquer ponto discrepante das características predominantes do terreno.

Com o auxílio de uma cavadeira de boca ou enxadão estreito, cavar um buraco retirando toda a terra. A seguir, retirar uma fatia uniforme, de cima em baixo, e recolher em um balde de plástico limpo. Deve-se usar sempre a mesma ferramenta, cavando na mesma profundidade e recolhendo a mesma quantidade de terra nos diversos pontos amostrados, gerando, assim, uma boa representatividade da gleba. Na amostragem, na camada de 20 a 40 cm, deve-se aproveitar o mesmo buraco já feito para a amostra de 0 a 20 cm, utilizando-se, porém, de outro balde para o recolhimento da terra.

A sonda e o trado são também recomendados para se fazer a amostragem do solo, seguindo os mesmos procedimentos. 

Identificação da amostra 

Para ser enviada ao laboratório, não se esqueça de colocar o nome do produtor, da propriedade e da lavoura ou talhão. Outras informações de interesse do agrônomo para interpretação e recomendações técnicas, como número de plantas, espaçamento e produção esperada, deverão complementar a identificação.

Parâmetros a serem analisados 

Para a elaboração de um plano de calagem, gessagem e adubação do solo que possibilite atingir uma produção economicamente viável, deve-se fazer a análise química completa de macro e micronutrientes, matéria orgânica e a análise física, para avaliar a textura do solo.

As informações são do Manual do Café – Manejo de Cafezais em Produção, produzido pela EMATER – MG 2016

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures