ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

América Latina: exportação de café arábica lavado recua 5% no ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/04/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
As exportações de café arábica lavado da América Latina caíram 5% em março na comparação anual, para 2,88 milhões de sacas de 60 quilos cada, informou nesta sexta-feira a Associação de Café da Guatemala, ou Anacafe.

Com esses números, os embarques da safra 2011/2012 totalizam 12,70 milhões de sacas, que representam uma queda de 6% em relação ao mesmo período de seis meses do ano-safra anterior. O ciclo do café começa em outubro e vai até setembro.

Os dados excluem o Brasil, onde a maior parte da produção é de grãos naturais, processados usando apenas a luz do sol. Entre os países produtores de arábica lavado estão Colômbia, República Dominicana, Peru, países da América Central e México.

Honduras e México tiveram seus maiores crescimentos na base anual durante o período de outubro a março, com alta de 25% e 27%, respectivamente, alcançando 2,58 milhões de sacas e 1,35 milhão de sacas. Ambos usufruíram de boas condições climáticas e grande produtividade devido à melhora das práticas agrícolas.

Honduras também teve uma queda significativa no contrabando de grãos para a vizinha Guatemala, onde a commodity geralmente recebe um prêmio maior. Costa Rica, Guatemala e República Dominicana também apresentaram aumentos das exportações, em 5%, 1% e 3%, respectivamente.

Os embarques de café de El Salvador, no entanto, recuaram 38%, para 567.668 sacas. O país espera uma colheita menor nesta safra, pois os cafezais se recuperam de uma temporada especialmente robusta. A Colômbia, maior produtor da região, teve redução de 21% dos embarques, com 3,92 milhões de sacas, em parte devido a uma praga de fungos.

As exportações da Nicarágua caíram 31% no ano, para 541.463 sacas, mas as autoridades do setor e traders no país disseram que a estimativa para a colheita é maior do que a da safra passada. No Peru, os embarques recuaram 2% na comparação anual.

As informações são da Dow Jones, publicadas pela Agência Estado e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures