ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agronegócio: CNA defende reestruturação do crédito

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/12/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
As entidades ligadas aos produtores rurais, Legislativo e Governo Federal devem trabalhar em conjunto para buscar um modelo de crédito rural que atenda às necessidades de financiamento do agronegócio no futuro. A manifestação é da presidente eleita da Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, após reunião na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. "Estamos muito preocupados com o futuro da agricultura brasileira. Chegamos ao limite da crise com a falta de crédito e a alta dos riscos de inadimplência que a carteira do agronegócio representa hoje", disse a senadora, após participar do encontro que reuniu lideranças agropecuárias, bancada ruralista, e os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, para discutir as alternativas de curto e longo prazo para solucionar os principais gargalos da atividade rural no País.

Quanto à reformulação do sistema de crédito rural, Governo e representantes do setor realizam, na próxima segunda-feira (15/12), um primeiro encontro para discutir a flexibilização de recursos para financiar a atividade. "Queremos um modelo que seja justo para todos, com um diálogo franco para buscar consenso", disse Kátia Abreu. Preocupada com a situação do produtor já em 2009, diante da restrição aos recursos públicos e privados e da crise de preços, ela defendeu a criação de um modelo de transição para reestruturar totalmente o crédito rural nos próximos anos. Enfatizou, também, a redução da carga tributária sobre os alimentos, que atualmente é de 16,4%, visando dar mais transparência ao agronegócio. Para o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o principal receio é a colheita e a comercialização da atual safra. "Estes pontos vão definir como o produtor rural vai se comportar nas safras seguintes", alertou.

O ministro Mangabeira Unger admitiu diversos desafios que devem ser superados para alavancar o agronegócio, entre eles a questão ambiental, com a recuperação de áreas degradadas e o manejo florestal sustentável. Mencionou, também, a necessidade de redução da dependência da importação de fertilizantes, a solução para o problema de logística especialmente no Centro-Oeste, o escoamento da produção para o Norte, a maior exploração dos biocombustíveis e a integração entre produtores rurais e áreas de pesquisa. Sobre o financiamento agrícola, o ministro reconheceu que o atual sistema deve ser reestruturado e defendeu a ampliação do seguro de renda e da lavoura, além de mecanismos que assegurem a comercialização.

O presidente da Comissão Nacional de Endividamento da CNA, deputado Homero Pereira (PR/MT), cobrou de Mangabeira e de Stephanes o subsídio ao frete da produção para baixar o custo do agricultor com a logística.

As informações são da Agência CNA, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures