ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agência Fitch eleva Brasil a grau de investimento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/05/2008

2 MIN DE LEITURA

1
0
A agência de classificação de risco Fitch Ratings anunciou nesta quinta-feira, 29, que elevou o Brasil à condição de grau de investimento, como fez recentemente a Standard & Poor´s, outra agência externa de classificação. Isso significa que o Brasil passa a ser considerado bom pagador de suas dívidas e confiável para receber investimentos externos.

A Fitch afirma em comunicado que o país "reduziu fortemente sua vulnerabilidade a choques externos e cambiais, controlou a estabilidade macroeconômica e aumentou as projeções de crescimento de médio prazo". A promoção deveu-se, ainda, ao fato de que "autoridades estabeleceram uma pista segura de compromisso com inflação baixa e superávit primário que dissipou preocupações sobre a sustentabilidade fiscal de médio prazo".

O grau de investimento é um atestado de que é relativamente seguro aplicar em papéis de determinado país. As três grandes agências que avaliam esse risco (a terceira seria a Moody`s, que ainda não elevou a classificação do Brasil) dividem os países entre os que estão no grau de especulação, ou seja, oferecem risco alto, e os que atingiram o grau de investimento, ou investment grade.

Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a classificação das agências de risco que já concederam o grau de investimento ao Brasil não surpreende. "Os investidores já descobriram, há algum tempo, que o Brasil é um país seguro", disse. Entretanto, na visão do ministro, a divulgação das agências de risco é importante porque reconhece que o Brasil é seguro para se investir e tem credibilidade perante o mundo.

De acordo com analistas ouvidos pela AgriPoint, é bastante provável que a agência Moody`s também eleve o Brasil a grau de investimento ainda este ano. Se por um lado o país demonstra maior credibilidade no mercado internacional, consolidando-se como bom pagador de dívidas, um maior aporte de capital vindo do exterior por conta disso poderia acentuar a desvalorização do dólar e fortalecer ainda mais a moeda nacional, prejudicando principalmente o setor exportador, caso o Governo não intervenha no mercado de câmbio.

Na quarta-feira, dia 28, o Banco Central anunciou que o setor público, pela primeira vez em um quadrimestre, teve superávit nominal no período de janeiro a abril deste ano. Isso significa que as receitas da União, dos Estados, dos municípios e das estatais, juntas, superaram todos os gastos dessas instituições, inclusive as despesas com pagamentos de juros da dívida. As informações são da Folha de São Paulo e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CRISTIANE OLIVEIRA

UBERABA - MINAS GERAIS

EM 01/08/2008

Desde o ano passado estamos alcançando um patamar importante no investment grade, e isto é muito bom para a econômia do nosso país.

Mas e os juros? Estão subindo muito também. Fica a pergunta: até que ponto iremos aguentar o peso da inflação?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures