ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

África poderá suprir crescente demanda por café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A produção de café na África poderá ajudar a suprir a crescente demanda pelo produto, mas o continente está prejudicado pela falta de investimentos em infra-estrutura e tecnologia, disseram analistas.

"O potencial está na África, mas depende de investimentos e em o quão rápido eles agirão", disse o diretor executivo da Organização Internacional de Café (OIC), Néstor Osorio durante a Conferência Internacional de Café ocorrida na Guatemala.

A demanda global continua crescendo, com o consumo projetado a alcançar 134 milhões de sacas de 60 quilos em 2010. Ao mesmo tempo, a OIC estimou que a produção global de café poderá cair possivelmente para 123-125 milhões de sacas em 2009/10.

A Organização de Café Inter-Africano (IACO), disse que a participação da África na produção global de café caiu de 27% na década de 80 para 12% na safra de 2008/09 após cotas no Acordo Internacional de Café terem sido inutilizadas. O fraco setor privado do continente tem lutado para lidar com a liberalização da produção de café.

"A coisa mais importante que pode ser feita para melhorar a sustentabilidade global de café é transformar a produção de café da África em uma indústria moderna e progressiva", disse o coordenador de desenvolvimento de projetos da CABI Bioscience, Peter Baker. A CABI é uma organização internacional sem fins lucrativos localizada na Inglaterra.

O rendimento da produção de café da África é baixo quando comparado com outras regiões, como Vietnã e dados preliminares mostram que as pegadas de carbono da produção de café da África são extremamente baixas, disse ele. "Então, se uma companhia quer reduzir suas pegadas de carbono, a melhor coisa a se fazer é comprar café africano".

À medida que o consumo global aumenta, a maior produção na África poderá suprir essa demanda. Baker disse que "o céu é o limite" quando se fala em previsão de produção para o continente.

O pesquisador sênior do Jimma Agricultural Research Centre na Etiópia, Taye Kufa, disse que as regiões produtoras de café da África são as mais vulneráveis a mudanças no clima global e no mercado. "O custo de mão-de-obra está aumentando na maioria dos países africanos", disse Kufa, acrescentando que isso significa baixa lucratividade para os produtores à medida que eles são menos competitivos no mercado. "É muito caro para os produtores pobres. A sustentabilidade ecológica é uma opção viável".

A quantidade de café que é certificado como sustentável, que tipicamente segue um padrão para requerimentos ambientais, econômicos e sociais está crescendo globalmente. O café certificado recebe tipicamente um preço premium pago ao produtor. Baker estimou a quantidade de café certificado produzido globalmente em cerca de 8%, dos cerca de 1% há 10 anos. A OIC estimou esse dado em cerca de 7%.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures