ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

África: países querem aumentar produção de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/02/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores de café da África planejam aumentar a produção durante os próximos cinco anos para suprir o maior consumo global, disse Josefa Sacko, secretária geral da Organização Inter-África de Café, que representa 25 das maiores nações produtoras de café do continente.

O deficit global de café poderá aumentar para 20 milhões de sacas de 60 quilos até 2020 se a produção não aumentar, disse ela em Kigali, capital da Ruanda, em 14 de fevereiro. O consumo global está crescendo aproximadamente em 2,5 milhões de sacas por ano devido à maior demanda do Canadá, Europa, América Latina e Ásia, disse o diretor executivo da Organização Internacional de Café (OIC), Nestor Osorio. O consumo mundial neste ano pode aumentar de 128 para 130 milhões de sacas, resultando em um deficit de 6 a 8 milhões de sacas.

"Temos que aumentar a produção porque o mercado está muito positivo", disse Sacko. A África, que na década de oitenta fornecia 35% dos grãos mundiais, agora é responsável por cerca de 12% da oferta global, disse ela.

Na Etiópia, maior produtor da África, o Governo está investindo para aumentar a produção em cerca de 300.000 toneladas por ano, disse o diretor gerente da compradora Haicof Ltd., de Addis Ababa, Hailu Gebre Hiwot. Com mais da metade da produção da nação consumida localmente, a medida é designada a aumentar os ganhos com exportações, disse Hiwot.

A produção de café na Etiópia caiu 14% no ano passado, para 302.290 toneladas depois da seca que afetou o sul das regiões de Sidama e Gedeo, informou o Ministério da Agricultura do país em dezembro.

A Uganda, segundo maior produtor de café da África, planeja aumentar a produção para 4,5 milhões de sacas até 2015, partindo de 3,5 milhões de sacas no ano passado, através de mais replantio, de acordo com a Autoridade de Desenvolvimento de Café do país. "Nossa ênfase está na distribuição de variedades de alto rendimento para aumentar a renda de nossos cafeicultores", disse o principal analista de mercado da Autoridade, James Kizito Mayanja. "Temos uma vantagem de menor custos de produção comparado com outros países".

A Tanzânia planeja aumentar sua produção, prevista em 58.000 toneladas nesta estação, para 96.000 toneladas ao ano até 20 de junho de 2013, disse o diretor geral do Tanzania Coffee Board, Adolph Kumburu. O Quênia planeja aumentar a produção em 67%, para 100.000 toneladas até 2014, de acordo com o gerente técnico do Coffee Board of Kenya, Bernard Gichovi.

Angola, que já foi o quarto maior exportador mundial de café, pretende aumentar a produção em 10 vezes para 50.000 toneladas por ano durante os próximos cinco anos, disse Sacko. O país distribuiu no ano passado 8 milhões de mudas em uma das cinco regiões produtoras de café e deu a cada cafeicultor US$ 550 para ajudar com os custos, disse ela.

A reportagem é da Bloomberg, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures