ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Acordo Internacional do Café de 2007 entra em vigor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/02/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, que regula a cooperação internacional em questões cafeeiras, entrou em vigor em 2 de fevereiro de 2011. Trata‐se do 7º AIC pactuado desde 1962 e terá vigência de 10 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais oito.

O AIC de 2007 é um importante instrumento para a cooperação em desenvolvimento e promoverá uma economia cafeeira sustentável, em benefício de todos que dela participam - dos pequenos cafeicultores dos países produtores em especial", declarou José Sette, Diretor‐Executivo Interino da Organização Internacional do Café. A entrada em vigor foi ativada pelo depósito de um instrumento de ratificação pelo Governo do Brasil em 2 de fevereiro de 2011. Até o momento, 34 Governos ratificaram, aceitaram ou aprovaram o Acordo, e outros 13 Governos o assinaram.

O objetivo do Acordo é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num clima de mercado, em proveito de todos os participantes do setor. O Acordo contém importantes inovações, entre as quais um novo capítulo sobre a elaboração e o financiamento de projetos de desenvolvimento na área do café e o estabelecimento de um Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro, em resposta à necessidade de maior acesso a informações sobre tópicos relacionados com a gestão financeira e de risco no setor. O âmbito dos dados estatísticos será expandido, tornando o mercado mais transparente, e um novo Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado supervisionará atividades tais como campanhas de informação, pesquisa, construção de capacidade e estudos relacionados com a produção e o consumo de café.

Em 2010, o comércio mundial de café gerou receitas de exportação de cerca de US$16,5 bilhões para os países produtores. Por volta de 600 bilhões de xícaras de café são consumidas anualmente.

Sobre a OIC

A Organização Internacional do Café (OIC) é um organismo intergovernamental criado sob os auspícios das Nações Unidas para servir à comunidade cafeeira internacional. Estabelecida em 1963, a OIC é sui generis por reunir países produtores e consumidores para trocarem pontos de vista sobre questões relativas ao café e as condições do mercado cafeeiro e tratarem de política cafeeira. Nos quatro últimos anos civis, o valor médio das exportações mundiais de café ultrapassou US$14 bilhões. Entre os serviços prestados pela OIC estão os seguintes: informações e estatísticas atualizadas; projetos inovadores com o objetivo de beneficiar a economia cafeeira mundial; relatórios sobre o mercado cafeeiro e estudos econômicos; um programa de melhoria da qualidade do café; consultas sobre o financiamento do setor cafeeiro; desenvolvimento do consumo através de atividades de desenvolvimento de mercado; e conferências e seminários.

As informações são da Embrapa Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures