ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Abras: vendas nos supermercados crescem apenas 3,7% no 1o quadrimestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A desaceleração das vendas nos supermercados brasileiros atingiu todas as categorias de produtos, conforme levantamento da Nielsen realizado a pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo a pesquisa, o volume comercializado cresceu 3,7% no primeiro quadrimestre deste ano, quase a metade do crescimento de 7,2% das vendas registrado no mesmo período de 2010.

"Todas as categorias já crescem num ritmo menor este ano e a indústria deverá se adaptar a esse novo patamar", afirmou o presidente da Abras, Sussumu Honda. O dirigente ressalta, porém, que o nível de crescimento observado neste início de ano "continua forte", o suficiente para manter a demanda da indústria alimentícia aquecida, tanto em termos de produção quanto de investimentos. "Os ganhos de massa salarial, mesmo menores do que no ano passado, sustentam o crescimento das vendas nos supermercados", disse.

De acordo com o levantamento da Nielsen, o crescimento das vendas de bebidas alcoólicas desacelerou de 16,1%, registrado no primeiro quadrimestre do ano passado, para 8,4%, nos quatro primeiros meses de 2011. Na mesma comparação, houve desaceleração das vendas de bebidas não alcoólicas, de 12,7% para 3,5%; de produtos perecíveis, de 9,6% para 7,8%; de limpeza doméstica, de 6,9% para 3%; de mercearia salgada, de 5,4% para 0 8%; de mercearia doce, de 3,5% para 1,9%; e de higiene e limpeza pessoal, de 3,5% para 3,3%.

Para Honda, a categoria de produtos perecíveis se destaca, mesmo com o crescimento das vendas abaixo do observado em 2010. As vendas de queijo, por exemplo, subiram 13%, enquanto carnes congeladas acumulam alta de 12,2% e iogurtes, 5,3% nos quatro primeiros meses deste ano frente aos quatro primeiros meses de 2010. Outros produtos com forte aumento das vendas são vinho (29%), suco de fruta pronto (21,5%) e bebidas a base de soja (17 6%). "Ainda temos produtos indo muito bem nas vendas", disse.

Apesar do forte crescimento observado em abril, puxado pela Páscoa, com vendas acima das expectativas, Honda avalia que a evolução do faturamento do setor não deverá se manter na faixa dos 5,5%, registrada no acumulado de janeiro a abril. "A tendência daqui para a frente é de diminuição do consumo, acompanhando um crescimento menor da massa salarial", disse, reafirmando a projeção do setor de crescimento de 4% das vendas reais para este ano.

De acordo com a Nielsen, as regiões do Grande Rio e dos Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal registraram crescimento das vendas neste primeiro quadrimestre superior ao do mesmo intervalo do ano passado, com aceleração, respectivamente de 4,2% para 8,2% e de 1,4% para 3,7%. Nas demais regiões, houve desaceleração do crescimento frente ao ano passado: Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, de 10,4% para 5,1%; Sul, de 9,9% para 5%; Nordeste, de 9% para 4%.

As informações são da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures