ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Abic quer fortalecer pequenas e médias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/09/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
Aos 81 anos, o empresário Américo Sato assumiu, em junho, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) com uma missão: recuperar a lucratividade das torrefadoras. Nos últimos anos, diz, o setor viu suas margens caírem em meio ao acirramento da competição e à escalada dos preços do café verde, que representam cerca de metade da pauta de custos. "De modo geral, a indústria está em uma situação difícil. Nos últimos dez anos, quase 15% da empresas desapareceram e várias foram incorporadas."

Sato argumenta que o preço do café torrado e moído, entre os produtos alimentícios, foi o que menos subiu nos últimos anos. Por isso, muitas empresas se viram obrigadas a apostar em produtos de pior qualidade, o chamado café de "combate", para se manter ativas. "Essa foi uma estratégia muito prejudicial. Todos perderam", conclui.

Para ele, a única chance de as pequenas e médias torrefadoras - a imensa maioria entre as mais de mil espalhadas Brasil afora - sobreviverem é apostar na qualidade. "Entendemos que essas empresas devem investir em seus mercados locais, identificar nichos e oferecer produtos diferenciados", afirma.

Uma das estratégias, prometidas para 2012, é um novo sistema de classificação para o produto vendido nos supermercados. "Atualmente, 88% do café é vendido com o selo de ´tradicional´. Só que esta é uma categoria que inclui de produtos bons a muito ruins". Com o novo sistema, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), a Abic quer eliminar essa "vala comum" e segmentar o produto exposto nas gôndolas, a fim de disputar um consumidor mais interessado na qualidade do que em preço.

Sato nega que a saída de Sara Lee e 3Corações, responsáveis por mais de um terço do mercado nacional, enfraqueça a entidade. "Ainda temos grandes empresas na direção da Abic. Não vamos perder representatividade". O empresário afirma ainda que o mercado vai continuar a assistir a fusões e aquisições entre torrefadoras, mesmo na hipótese de o governo rever o sistema tributário. "O ritmo será menor, mas a consolidação não vai acabar", afirma.

O presidente da Abic conta ainda que recebeu um recado da presidente Dilma Rousseff. "Ela quer que o setor agregue valor às exportações", revela. "É uma visão de estadista, com a qual concordamos, mas vamos precisar de apoio do governo para competir lá fora."

A reportagem é do Valor Econômico, editadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures