ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ABAG: Congresso discute o futuro do agronegócio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/08/2009

4 MIN DE LEITURA

0
0
Terminou na tarde desta terça-feira a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Agribusiness, promovido pela Associação Brasileira de Agribusiness - ABAG, concluindo as novas diretrizes para o 9º Congresso em 2010, em torno da necessidade de se criar políticas públicas.

Nesta edição, a sustentabilidade e a crise mundial foram os temas que nortearam os debates, que aconteceram durante dois dias, no WTC em São Paulo. Durante a cerimônia de abertura, Carlo Lovatelli, presidente da associação, iniciou o discurso explicando que a palavra crise, quando escrito em chinês, compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.

Sobre a sustentabilidade, Lovatelli diz que é um processo contínuo e não pode se basear apenas em ações pontuais e conhecidas. "É preciso inovar e mudar velhos paradigmas. Sustentabilidade é diferente de responsabilidade social, mas a contém, assim como todas as práticas de manejo ambiental e governança corporativa. Sustentabilidade envolve diferentes práticas empresariais, mas sempre atreladas ao compromisso com o diálogo, a transparência e o processo de comunicação verdadeiro com os agentes envolvidos".

Durante o primeiro painel "Lições da Crise e Visão do Brasil", Arminio Fraga, Ex-Presidente do Banco Central, ressaltou que entre os anos de 2002 a 2007, o mundo viveu uma grande fase de euforia por conta do crescimento e gerou uma falsa ilusão de que era possível medir e evitar os riscos. Isso provocou uma euforia das famílias americanas que pararam de poupar, determinando a crise a que chegamos no ano passado. Durante a mesa redonda, a senadora Katia Abreu disse que um novo modelo de financiamento de agronegócio deve surgir para que se evitem problemas como o que o país está atravessando. "Estamos tentando achar um modelo de Simples para o campo, o que os goianos chamam de "Pejotação", ou seja, transformar o produtor em pessoa jurídica, para ter transparência e redução de carga tributária". Armando Monteiro, presidente da CNI, destacou no mesmo painel os problemas de infraestrutura do país. "São dois desafios: o Estado não tem capacidade de investir. O outro grande desafio é estimular o investimento privado", disse. Mas ele ressaltou que para a entrada da iniciativa privada falta marcos regulatórios que dêem segurança jurídica. Já Alexandre Figliolino, diretor do Banco Itaú BBA, finalizou o debate falando do financiamento do crédito rural, dizendo que cresce com um menor dinamismo e que o grande vilão é a alta taxa de juros. "É preciso crescer sustentavelmente, com empréstimos saudáveis".

Já no segundo dia do evento, o Ex-Ministro da Fazenda, Antonio Delfim Netto, abriu o painel "Questões-Chave para o Agronegócio" e destacou os desafios que o Brasil tem para os próximos 20 anos: a questão demográfica (crescimento populacional), climática e o pré-sal. Para o Ex-Ministro, "o petróleo é uma riqueza que gera pobreza quando não usada com inteligência" e, por isso, precisa de uma política cuidadosa. Na sequência, Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding, falou sobre marca e imagem da empresa. Segundo ele, é preciso aprender a comunicar melhor. Denis Rosenfield, da UFRGS, falou sobre a insegurança jurídica e sobre a questão da formação da opinião pública. E o Ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, finalizou o painel afirmando que os principais obstáculos para o agronegócio são duas questões óbvias: produzir mais e mais barato, com sustentabilidade, e a perda de poder das organizações internacionais, citando o caso do contencioso do algodão, que o Brasil ganhou, mas que os Estados Unidos ainda não reduziram os subsídios.

No painel da tarde - "Mercados e Soluções" - com Josué Gomes da Silva, Presidente da Coteminas, foi apresentado o "case" China como modelo de desenvolvimento. Segundo ele, o país cria políticas públicas imediatas para ter resultados eficazes a longo prazo. Mas ele enfatizou que o modelo chinês tem dois grandes problemas a serem transpostos: as legislações ambiental e trabalhista.

Na mesa redonda, Marcos Azambuja, Vice-presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, explicou a diferença entre bilateralismo e multilateralismo e que o Brasil deve fazer uso destas duas ferramentas para se promover e não ficar vulnerável internacionalmente às oscilações de mercado. Ele lembrou ainda que o Brasil deve evitar a internacionalização da Amazônia. Daniel Vargas, Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, defendeu que o futuro do Brasil depende de um planejamento estratégico para o futuro da agricultura brasileira. "Precisamos criar um Plano Nacional de Agricultura (PNA), onde a agricultura familiar e o agronegócio sejam um só". E o painel foi finalizado com Blairo Maggi, governador do Estado do Mato Grosso, falando sobre o desmatamento na Amazônia. "É possível dobrar ou triplicar a produção no Brasil sem mexer na Amazônia", afirmou o governador.

O congresso foi encerrado com o discurso de Carlo Lovatelli. "Precisamos de regras estáveis e definitivas. É impossível trabalhar sem segurança jurídica e sem respeito ao direito adquirido. É necessário um grande acordo nacional para reformar a legislação ambiental brasileira, e deixá-la compatível à realidade e às necessidades de desenvolvimento, geração de emprego e renda no país".

As informações são da ABAG, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures