ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A condição de sua lavoura está um sucesso?

POR NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/01/2011

2 MIN DE LEITURA

6
0
Em 2010, a produção brasileira de café fechou o ano com volume de 48,1 milhões de sacas (MAPA), produção originada de floradas bastante irregulares no ano anterior. Algumas regiões registraram até 7 florada, o que gerou grande desuniformidade de maturação dos grãos e dificuldades nos processo de colheita e pós colheita.

As floradas das lavouras que darão frutos agora em 2011 aconteceram no segundo semestre de 2010. Com a ocorrência do fenômeno La Niña, que causou estiagem além do normal em setembro deixando as árvores com baixa umidade bem no início da florada, seguida de bom volume de chuvas a partir daí, as floradas se mostraram bastante uniformes, diferente de 2009.

O leitor do CaféPoint Robson Marciano Dutra, enviou um foto da florada de um cafezal no Leste de Minas, em Mutum/MG.



"Tudo indica que este ano teremos uma boa colheita em nossa região, uma vez que tivemos uma florada uniforme e o tempo até então tem colaborado", afirma ele.

Lembrando que apenas uma florada uniforme não é indicativo de uma produção satisfatória, visto que condições climáticas adversas podem prejudicar a produção, enchimento de grãos, maturação e até colheita.

Comentando a foto enviada por Robson, Erásio Júnior que é produtor de café em Franca/SP, diz que agora no mês de janeiro já dá pra ver se a florada realmente foi um sucesso. "E é bom mesmo conferir, antes de fazer planos", completa.

Segundo ele, na região do Sudoeste Mineiro e da Alta Mogiana está uma verdadeira decepção pois a florada também foi bastante uniforme, praticamente uma só, mas o pegamento dos chumbinhos está lamentável. "A seca comprometeu demais nesse processo agora. O estresse hídrico que a planta necessitava para dar uma boa florada, nesse ano, excedeu. É fato que haverá quebra de produção nessa safra 2011. Quem viver...verá." comenta Erásio.

Samuel Henrique Fornari, leitor do CaféPoint e trader de café, concordou plenamente com Erásio, dizendo que na região de São José do Rio Pardo as lavouras estão na mesma situação.

"A lavoura da foto do amigo Robson, parece mais enfolhada, pelo menos, mais enfolhada que os cafezais por aqui, acredito que este café da foto em especial tenha tido um pegamento razoável".

Thomás Sgariboldi, engenheiro agrônomo que atua na região da Alta Mogiana e Sul de Minas acrescenta que nesta safra (2010/2011), nos cafezais da Alta Mogiana ocorreram muitos abortamentos de flores. "Muitos produtores relacionaram o fato com a Phoma, porém, segundo levantamentos realizados, uma das mais prováveis hipóteses é que com a seca prolongada os vasos das folhas secaram. Sendo assim, quando choveu e a gema dormente floresceu não tinha como ´nutri-la´ pois os vasos estavam secos."

Como está a situação das lavouras na sua região? Qual expectativa de produção para 2011?

Participe deixando um breve comentário através do box de cartas abaixo.
Foto: Natália Sampaio Fernandes

NATÁLIA SAMPAIO FERNANDES

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/02/2011

Alô Robinho, no meu cafezal está acontecendo a mesma coisa, com o agravante de estar quebrando muitos galhos devido a carga. Estou tentando, com exceção dos quebrados, levantar os galhos simétricos em um mesmo pé e amarra-los com arame recozido g-35, se der certo te aviso.

Abraços do amigo

Carlos Alberto de Carvalho Costa/ produtor de conilon em Muqui/ES
ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 31/01/2011

Para nós produtores de conilon aqui no sul do Espirito Santo ja têm algumas lavouras apresentando alguns grãos de café queimados devido ao sol que está bastante forte,principalmente nas lavouras de café clonal G35 devido a peculidade desta variedade que apresenta tombamentos dos galhos fazendo com que os grão ficam exposto ao sol.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/01/2011

Tanto na fazenda de Cambuquira e Três Corações, o estado da lavoura dentro da atual conjuntura é bastante razoavel, contudo com produção prevista de 50% da colhida na safra passada. 20% das lavouras esqueletadas e decotadas, o que significa safra zero, e 70% restante com meia carga, pois produziram bem e estavam desfolhadas, por ocasião da florada. 30% da lavoura inclui lavouras novas em inicio de produção e as lavouras que foram decotadas e que vem com carga muito boa.
SÉRGIO CERÁVOLO

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/01/2011

OI NATÁLIA...
Pude perceber que em muitas lavouras descansadas aqui na região de Muzambinho e Guaxupé ocorreu o mesmo citado acima pelo Sr Erásio e outros produtores. A florada foi abundante. Lavouras de encostas, portanto mais fertéis e úmidas o indice de pegamento foi satisfatório, entretanto, as lavouras situadas na faces mais ensolaradas e mais planas o pegamento foi decepcionante, menos de 30%.
Tivemos na ocasião dias muito quentes e noites muito frias, o que na minha opinião teve seu grau de participação nesta quebra de pegamento.
Observei também grande ocorrência de ataque de Phoma e principalmente Mancha Aureolada em lavouras mais altas e muitas reclamações de que os defensivos para a bactéria estão sendo muito pouco eficientes. Álias, fato que pude constatar na prática.
Como disse Sr Erásio "É bom conferir antes de fazer planos"
Abs.
ANTONIO CARLOS PRADO BARTHOLOMEI

JACUTINGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/01/2011

PARA A PROXIMA SAFRA, PRATICAMENTE DUAS FLORADAS SÃO AS RESPONSAVEIS PELA DISCRETA SAFRA QUE COLHEREMOS. A MATURAÇÃO CONSEQUENTEMENTE ESTA BEM MAIS IGUALADA QUE O ANO ANTERIOR. A RENDA, NO ENTANTO DEVE CAIR, PELA CASCA MAIS ESPESSA DO GRÃO. ISSO ACONTECE PORQUE A PRODUÇAO NA PLANTA È BAIXA.
RAFAEL DA CUNHA

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/01/2011

Aqui em Divinolândia-SP, cidade localizada entre a divisa do sul de Minas e São Paulo, a situação é a mesma, muita flor e pouco "chumbinho"

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures