ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

14 de abril: Dia Internacional do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/04/2012

2 MIN DE LEITURA

2
0
Associação Brasileira da Indústria de Café está convocando as indústrias, cafeicultores, cooperativas, exportadores, varejo, supermercadistas, cafeterias, imprensa e todos os consumidores para comemorar com uma saborosa xícara de café, amanhã (14 de abril), o Dia Internacional do Café.

A data celebra a história desta bebida milenar, que é consumida diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo, nas mais variadas formas de preparo e em momentos que vão do desjejum à prazerosa pausa durante o dia. O Brasil, como maior país produtor e exportador de café, e segundo maior mercado consumidor (só superado pelos Estados Unidos), tem uma data própria: 24 de maio, Dia Nacional do Café, que foi incorporada em 2005, por sugestão da ABIC, ao Calendário Brasileiro de Eventos.

Em ambas as datas, a ABIC estimula que as cafeterias e demais pontos de consumo promovam atividades diferenciadas, assim como incentiva os industriais e o varejo, principalmente o supermercadista, a realizarem ações compartilhadas, como uma decoração especial nos pontos de venda, distribuição de brindes e lançamento de produtos superiores ou gourmet, em embalagens sofisticadas e diferenciadas. Estas ações coincidem com o início do período de maior venda e consumo de café, que são justamente os meses do Outono e Inverno.

"O objetivo é o encantar o consumidor", diz Américo Sato, presidente da ABIC, para quem "todos têm o direito de tomar um café puro e gostoso". No caso do mercado brasileiro, essas promoções também são uma forma de retribuir aos consumidores que a cada ano tanto tomam mais café como estão diversificando a forma de prepará-lo, em casa ou nos escritórios, passando a saborear ao longo do dia cafés puro ou com leite, ´espresso´ e cappuccinos, além de outros diversos drinques.

Essa paixão dos brasileiros por café é comprovada pela demanda crescente do produto. Em 2011, conforme levantamento feito anualmente pela ABIC, o consumo interno foi de 19,72 milhões de sacas, o que representou um acréscimo de 3,11% em relação ao período anterior, que havia sido de 19,13 milhões de sacas. Para 2012, a ABIC projeta um crescimento de 3,5% em volume, o que elevaria o consumo para 20,41 milhões de sacas.

O consumo per capita em 2011 foi de 4,88 kg de café torrado, quase 82 litros para cada brasileiro, registrando uma evolução de 1,45% em relação ao período anterior. Esse consumo supera o recorde de 1965, que foi de 4,72 kg/hab./ano, tornando-se o maior já registrado no Brasil. O consumo per capita brasileiro é também maior que o da Itália, da França e dos Estados Unidos. Os campeões, entretanto, ainda são os países nórdicos - Finlândia, Noruega e Dinamarca - com um volume próximo dos 13 kg por habitante/ano.


Para comemorar o Dia do Café, a ABIC disponibiliza duas publicações para os amantes da bebida agregarem ainda mais valor a sua paixão.

Dicas e formas de preparo de café




Café: uma bebida natural e saudável




As informações são da Assessoria de Comunicação ABIC, editadas pela Equipe CaféPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REINALDO FORESTI JUNIOR

CAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/04/2012

Esta bebida abençoada que foi importada da Etiópia pelo audacioso luzitano Comemdador Palheta é responsável pelo progresso econômico, financeiro e social e contribuiu decididamente para o início da industrialização do país. A conquista do interior e de terras férteis cultivadas proporcionou os caminhos rodoviários e ferroviário em demanda as capitais e aos portos para exportação. O sistema financeiro internacional atraído pelos bons negócios advindos fincou bases aqui e grande iniciativa criadas e financiadas pelo mesmo. O Estado de Minas Gerais, maior produtor nacional beneficiou-se de grandes cooperativas, comércio, torrefadoras e exportadoras. Estão todos de parabens nesta festiva data internacional.
ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/04/2012

Nós produtores de café, que para mim é o elo mais importante da cadeia do café, não temos muito o que comemorar nesta data, devido o que têm ocorrido ultimamente. Vou citar apenas alguns fatores que considero mais relevantes, como especulação de safra, crédito restrito, custo de produção elevado, fatores climáticos. Produzir café neste País está ficando cada vez mais difícil e caro, e ainda sem o devido reconhecimento por parte de todos os envolvidos da cadeia do café. Aqui na minha região a maioria dos produtores estão bem desanimados com a cultura. Espero que neste dia todos possam fazer uma reflexão.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures