ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Opções: CNC cobra pagamento do 1º leilão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/01/2010

1 MIN DE LEITURA

4
0
Levando em conta o atraso para o pagamento dos cafés entregues no primeiro Leilão de Opções Públicas de Venda de Café, que deveria ter ocorrido até o último dia 15 de dezembro, o Conselho Nacional do Café (CNC) protocolou, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quarta-feira (6), um ofício destinado ao titular da Pasta, Reinhold Stephanes.

No documento, a entidade, que representa as principais cooperativas de café do Brasil, respondendo por aproximadamente 50% do setor produtor, solicitou que o ministro cobre da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o pagamento e que também esse fato não volte a ocorrer na quitação dos cafés a serem entregues em janeiro, fevereiro e março deste ano. Leia, abaixo, a íntegra do ofício.

Ofício nº 002/01/2010

Brasília, 6 de janeiro de 2010.

Senhor Ministro,

Como já lhe dissemos em outras ocasiões, a retomada da realização dos Leilões de Opções Públicas de Venda de Café foi uma grande vitória para o setor e devemos isso à ação de Vossa Excelência a frente deste Ministério.

Entretanto, não podemos aceitar o atraso ocorrido no pagamento referente às entregas dos cafés do primeiro leilão. A data final para que fosse feita a quitação desses produtos foi 15 de dezembro, contudo ela não ocorreu.

Justificou-se falta de recursos para o pagamento devido ao atraso, no Senado, para aprovação de orçamento suplementar ao Mapa, mas não aceitamos esse fato como desculpa, uma vez que, se não havia recursos, como pôde ser aprovado e posto em prática o programa?

Esse descaso por parte do Governo dificultou ainda mais a situação dos cafeicultores que entregaram seus cafés, uma vez que aguardavam o pagamento na data prevista para honrar compromissos como 13º salário dos trabalhadores de suas propriedades, além de pagamentos relacionados às linhas de financiamento do Funcafé.

Levando em consideração esse infeliz acontecimento, solicitamos, a Vossa Excelência, uma cobrança sobre a Conab para a quitação dos cafés entregues no primeiro leilão, bem como no intuito de que esse fato não volte a ocorrer nas entregas referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.

Atenciosamente,

Gilson José Ximenes Abreu
Presidente

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/01/2010

É o calote do Governo no cafeicultor. Se você atrasa seus financiamentos o Banco te taca no Serasa e quer tomar sua propriedade. Agora, o Governo adquire o produto, de um setor sucateado por falta de políticas públicas, não paga e não dá satisfações.
Houve um leilão, paga-se para adquirir cotas, exigem casaria nova, paga-se transporte , segiro e os corretores e a CONAB dá o cano. Vergonha .
EDSON SEIDI KOSHIBA - PLENO CORRETORA - PATROCINIO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - TRADER

EM 08/01/2010

SOCORRO !! HELP !! TASSUKETE !! LA AYUDA !! L´AIDE !! AIUTO !! HILFE !!

Queria pedir publicamente aos politicos e lideranças envolvindos na cafeicultura para que cobre urgentemente os pagamentos referente aos cafés entregues no mês de Novembro/2009 oriundos do leilão de Contratos de Opção de Venda de Café (Aviso 203).
Tenho vários produtores que pagam suas contas mensalmente (açougue, padaria, posto gasolina, supermercado, farmácia, etc,), e do final do ano para cá estão literalmente com "vergonha" pois não pagaram essas despesas de final de ano para seus fornecedores e muitos não podem abastecer seus carros pois estão com as contas atrasadas. Fora o 13ª salário dos empregados e um final de ano terrível sem poder fazer as compras de final de ano.
Quem é que fica com o nome sujo na praça ?? Quem é que está pagando juros da conta especial estourada ?? Com certeza não é a Conab.
Muito desagradável essa situação sendo que o Governo Federal optou para fazer os leilões dos contratos de opção para dar uma maior tranquilidade financeira aos produtores de cafés, mas com essa situação em vez de ajudar somente atrapalhou a nossa vida e principalmente dos pequenos produtores.
Estou com os produtores perguntando diariamente sobre os pagamentos da Conab. Desde outubro/2009 nossa corretora e nossos clientes (cooperativas e produtores) estamos correndo incessantemente atrás de documentações e de informações para entrega desses cafés. Ainda para ajudar, as documentações exigidas mudam como um passe de mágica. As informações são desencontradas. Uma hora o furo na sacaria (com um furo ou sem furo), outra hora mudanças de armazém, outra hora mudanças nos critérios da peneira moca, prazos e novas documentações para serem enviadas e outros transtornos a mais. Quantas despesas adicionais estamos pagando com viagens e telefonemas ?? E o tempo gasto ?? Depois falam que a comissão do corretor é exagerada !! Falo em nome de muitos corretores que a comissão que ganhamos não paga as despesas, o tempo perdido e muito menos a dor de cabeça que estamos tendo. Agora eu pergunto, será que os cafés que entregarmos no mês de Março/10 só vamos receber em Maio/10 ??? Esse contrato de opção era para safra 2009/10 ou safra 2010/11 ?? Daqui a pouco estamos na colheita da safra nova pessoal !! Se eu estiver errado, que me corrijam. (Socorro)...

Cordialmente,
Edson Seidi Koshiba
Pleno Corretora - Patrocínio - MG

ELDER JOSÉ DE MOURA

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2010

Estou como SR Alexandre Andrade de Bom Sucesso.O café posto no armazem da CONAB, tirando todas as taxas que paguei, me sobrou R$279,83 por saco, abaixo do preço de mercado do dia da entrega.
Fizeram-nos de trouxas.
ALEXANDRE ANDRADE MACHADO

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - TRADER

EM 07/01/2010

Nunca mais entrego meu café para o governo, dou para alguém, vendo barato, o descaso do governo com os produtores é demais.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures