ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC - Fechado o novo Acordo Internacional do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Após muito se debater, finalmente foi concluído, na sexta-feira (28/09), o texto do novo AIC (Acordo Internacional do Café), que deverá entrar em vigor a partir do dia 1º de outubro de 2008. Segundo o presidente do CNC (Conselho Nacional do Café), Gilson Ximenes, estipulou-se esse período de um ano para que os países membros tenham tempo suficiente para completar as formalidades necessárias e fiquem de acordo com o previsto no novo convênio.

"Entre as mudanças mais importantes feitas em relação ao antigo Acordo, encontra-se o fim da Junta Executiva, que antecedia a discussão de praticamente todos os assuntos que eram tratados no Conselho, que é a instância maior da OIC (Organização Internacional do Café). Desta forma, busca-se mais agilidade nas decisões, evitando a duplicidade de discussões, e tenta-se dar um caráter mais técnico às conclusões com a oficialização dos Comitês de Promoção, Finanças e Estatísticas e, também, da Junta Consultiva do Setor Privado", comentou Ximenes, que completou informando que estes fóruns ganham maior importância a partir do novo Acordo, "substituindo a Junta Executiva e tendo uma maior influência de expertos dos setores privados nacionais".

Para o diretor do DCAF (Departamento do Café) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lucas Tadeu Ferreira, presente em todas as sessões desta rodada de reuniões da OIC, em Londres, o novo Acordo fortalece a entidade como efetivamente uma organização internacional de cooperação à comunidade cafeeira mundial. A ministra Ana Maria Sampaio Fernandes, da embaixada brasileira em Londres, também considerou positivo o novo texto, o qual contemplou as principais propostas brasileiras.

O documento atual não inseriu, como desejavam inicialmente vários membros dos países consumidores, exigências de obrigações sociais e ambientais a título da busca da sustentabilidade. A ministra defendeu, desde os primeiros debates, que somente seriam aceitas as discussões destas matérias se as mesmas fossem precedidas da sustentabilidade econômica, que assegurasse garantia de renda aos produtores. Ana Maria também solicitou que os membros da delegação brasileira utilizem de maneira mais produtiva a OIC, participando ativamente de seus fóruns, em benefício de nossa economia cafeeira.

"O texto final do novo Acordo Internacional do Café aborda as questões de sustentabilidade em seus princípios, ao conter, em seu preâmbulo, o reconhecimento da necessidade de fomentar o desenvolvimento sustentável do setor cafeeiro, induzindo o incremento do emprego e da renda, bem como melhores padrões de vida e condições de trabalho nos países membros", explicou o presidente do CNC.

Ainda na sexta-feira, foi realizada a reunião do Comitê de Promoção da OIC, na qual o diretor do DCAF e o diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz, apresentaram aos membros da Organização o trabalho que vem sendo desenvolvido no Brasil, com recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), para a promoção do produto, especialmente na área de Café e Saúde. Os representantes dos demais países produtores elogiaram muito o trabalho realizado pelos brasileiros, reconhecendo a importância de atuar no mesmo sentido para desenvolverem os seus mercados.

Já ao longo da sessão do Conselho da OIC, o diretor-executivo da entidade, Néstor Osorio, anunciou a despedida do chefe de operações da Organização, Pablo Dubois, que por 38 anos exerceu essa função, apresentando, para substituí-lo, o brasileiro José Dauster Sette, que, desta forma, passou a ocupar o segundo cargo da hierarquia funcional da OIC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures