ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Kátia Abreu se compromete a agilizar liberação de recursos do Funcafé, informa CNC

CNC NOTÍCIAS

EM 26/02/2016

0
0
Da redação

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu fez o anúncio das metas da pasta para 2016, nesta terça-feira (23/2). Entre elas, a ministra mencionou que o Mapa irá antecipar, neste ano, a liberação dos recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para as linhas de crédito destinadas ao financiamento da atividade, assim como para o Programa de Pesquisa do Café e de Capacitação de Produtores e Técnicos, informou Silas Brasileiro, presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC).

Kátia Abreu se compromete a agilizar liberação de recursos do Funcafé, informa CNC
Kátia Abreu se compromete a agilizar liberação de recursos do Funcafé, informa CNC


Segundo o CNC, o anúncio consta no cronograma de metas para 2016 do Mapa, foi feito em reunião realizada na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e, no dia seguinte, reiterado às lideranças que compõem o Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio do Brasil (FERAB), no qual o CNC é representado pelo presidente executivo Silas Brasileiro.

Conforme Brasileiro, a iniciativa “Permitirá que todos os elos da cadeia produtiva tenham acesso aos recursos em tempo hábil, possibilitando um melhor equilíbrio mercadológico e, principalmente, não obrigando os produtores a venderem a preços aviltados, na época da colheita, para honrarem seus compromissos, e também não possibilitando preços supervalorizados que atrapalhem o fluxo de indústrias e exportadores”.

Em seu Balanço Semanal divulgado nesta sexta-feira (26/2) o CNC informa que a ação teve influência de reuniões entre os representantes da cadeia produtiva e os do Ministério. Em 3 de fevereiro a ministra Katia Abreu participou de audiência com o CNC, onde foi discutida a necessidade de disponibilização, antes do lançamento do Plano de Safra, dos recursos do Funcafé. No seguinte a audiência o CNC e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) formalizaram o pedido através de ofício.

“No documento, alertamos à ministra da Agricultura que é fundamental que os recursos do Funcafé sejam disponibilizados de imediato para que o Fundo possa cumprir suas funções principais, que são a capitalização dos produtores e suas cooperativas para a colheita, atividade onerosa devido à necessidade de contratação de mão de obra, com pagamento semanal, e o financiamento da estocagem, evitando excesso de oferta de café no mercado entre os meses de abril e julho e, consequentemente, o aviltamento da renda dos produtores” pontuou Brasileiro.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.