ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: Imaflora e Ateliê do Café promovem Terceira Prova de Cafés Certificados Imaflora -Rainforest Alliance Certified

AGENDA DO PRODUTOR

EM 06/12/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora - e o Ateliê do Café, pertencente à Daterra Atividades Rurais, promovem, no próximo dia 9 de dezembro, a etapa final da Terceira Prova de Cafés Certificados Imaflora -Rainforest Alliance Certified.

Nessa última fase, será feita a seleção e entrega de certificados para os 10 melhores lotes do produto. A seleção será feita por 12 degustadores da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) e avaliará o grão, a cor da torra, além dos atributos sensoriais da bebida, entre eles, o aroma do pó, o aroma da bebida, o sabor, a acidez e o corpo.

Esse trabalho começará na parte da manhã, no Ateliê o Café, espaço que inclui laboratório e torrefadora. Ao mesmo tempo, o espaço estará aberto aos compradores e exportadores de café, que terão a oportunidade de experimentar a bebida de todos os produtores, antes mesmo de anunciados os vencedores.

O resultado será anunciado às 16h, no The Royal Palm Plaza, em Campinas,por Eduardo Trevisan Gonçalves, engenheiro agrônomo do Imaflora, Luis Norberto Pascoal, proprietário da Daterra Café e Flávio Borém, professor e pesquisador da Universidade Federal de Lavras.

A Prova de Cafés Certificados é promovida pelo Imaflora com o objetivo de divulgar as boas práticas sociais e ambientais no campo e estimular a adesão de novos produtores rurais aos Princípios e Critérios da Rede de Agricultura Sustentável. Nessa terceira edição, foram enviadas 80 amostras, das principais regiões produtoras do país. Para a segunda etapa do torneio foram selecionados 20 grãos, dos quais 10 serão destacados com uma menção, nessa fase final. Os 20 selecionados na etapa anterior já estão aptos a representar o Brasil no torneio internacional, que acontecerá no próximo ano, nos Estados Unidos.

Para a obtenção da certificação da Rede de Agricultura Sustentável os produtores ou cooperativas devem adequar-se as áreas de produção às práticas que prevêem uma gestão socioambiental que abranja todo o empreendimento. Isso inclui a conservação dos recursos hídricos e do solo, a proibição de caça e captura de animais silvestres, a manutenção de áreas de conservação, além de fornecer condições dignas de trabalho, alimentação e moradia para a mão de obra empregada, respeito à legislação trabalhista, às convenções da Organização Internacional do Trabalho.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 40 mil hectares certificados pela Rede de Agricultura Sustentável.

Serviço

Data: 9/12/2010
Horário: 8h00 às 10h início da avaliação pelos juízes
Local: Ateliê do Café
Endereço: Rua Dr. Alfredo Zacharias, 47 - Vila Pagano - Valinhos

As informações são do Imaflora, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Para mais informações, entre em contato pelo box de cartas abaixo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures