ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: colheita de café do Instituto Biológico será na terça-feira (08)

AGENDA DO PRODUTOR

EM 07/06/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nesta terça-feira (08/06), baristas, donos de cafeterias, produtores, torrefadores, representantes de cooperativas e do varejo e demais apaixonados por café têm encontro marcado às 10h, para participar da colheita no cafezal do Instituto Biológico. Localizado na Vila Mariana, próximo à Avenida 23 de Maio e ao Parque do Ibirapuera e atrás do antigo prédio do Detran, esta é uma das últimas áreas com café da capital.

O evento, realizado desde 2006, comemora a colheita de café em todo o Estado de São Paulo e tem como objetivo trazer para a metrópole um pouco do dia a dia das fazendas do interior. Por isso, os participantes deste Sabor da Colheita vão utilizar todo o aparato necessário, como óculos de proteção, luvas, chapéu, avental, peneiras e balaios, e sob a orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros, que resultam em um produto com melhor qualidade.

Estarão presentes o secretário da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz; José Cassiano dos Reis Júnior, diretor da Codeagro - Coordenadoria do Desenvolvimento do Agronegócio e Antônio Batista Filho, diretor do Instituto Biológico, promotores do evento, além de representantes de todo o agronegócio. Também está programada para esta manhã a escolha da Miss Café da República de Vila Mariana. São dez candidatas que se apresentarão vestindo trajes dos anos 1940.

Cafezal Urbano

Ocupando uma área de 10.000 metros quadrados, com 1.530 pés de café arábica das variedades Novo Mundo e Catuaí, esse cafezal que fica no coração de São Paulo, a apenas 5 minutos da Avenida Paulista, foi formado a partir de 1945, quando foi inaugurado o prédio do Instituto Biológico, e inicialmente tinha como função servir de material de pesquisa aos técnicos da instituição. Atualmente, sua maior finalidade é a didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer um cafezal, sua história e outras particularidades como os princípios de uma boa plantação, análise do solo, adubação, como o grão de café é beneficiado, etc. O local é ainda uma importante opção de turismo dentro da cidade, atraindo não só brasileiros, mas muitos estrangeiros que quando vêm ao Brasil querem conhecer uma planta de café.

Em média, o cafezal do Instituto Biológico produz 1 tonelada de grãos que, após beneficiado, resultam em aproximadamente 500 kg de café torrado e moído. Todo café é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

As informações são da Tempo Comunicação, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures