ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Simpósio traz pesquisas sobre fertilidade dos solos e manejo de pragas

AGENDA DO PRODUTOR

EM 25/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, um dos mais importantes fóruns brasileiros sobre a cadeia produtiva cafeeira, será sediado em Curitiba, no Paraná. O evento, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, acontece a cada dois anos e tem como objetivo principal apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio para promover ampla discussão entre a comunidade científica e os diversos setores da cadeia produtiva do café.

Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora

Para Gabriel Bartholo, gerente-geral da Embrapa Café, entidade que coordena o Consórcio Pesquisa Café, o evento propicia discussão do avanço do conhecimento gerado pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em prol do agronegócio café.

O diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), uma das anfitriãs do evento este ano, Florindo Dalberto, diz que a realização do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil no Estado põe em destaque a cafeicultura do Paraná. Segundo o Iapar, a produção local atualmente faz um grande esforço de permanência como atividade econômica, agora muito centrada na alta tecnologia, intensiva na produção e focada em nichos de qualidade.

Temas em debate
Diversos temas que farão parte da programação já foram elencados e estarão presentes em painéis, palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações orais e minicursos. Entre eles estão o uso racional de água, mudanças climáticas, café sombreado e agroecológico, cafeicultura de montanha, biotecnologia, tolerância à seca, manejo de pragas e doenças, fertilidade dos solos e nutrição do cafeeiro, com relevância técnica na produção. Já em outras pontas da cadeia, constam temas como café e saúde (propriedades funcionais e nutracêuticas), mercado e novas tendências de hábito de consumo, novos produtos e agregação de qualidade, transferência de tecnologia, etc.

A organização do encontro, que também conta com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), espera reunir aproximadamente 1000 representantes dos diversos setores que integram o agronegócio café, como pesquisadores, profissionais da extensão rural e assistência técnica, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores, empresários do setor, imprensa especializada e outros interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeiras.

Inscrição de trabalhos
O prazo para envio dos resumos dos trabalhos técnico-científicos vai até 31 de março. Os resumos devem ser encaminhados por meio da página do evento (www.simposiocafe.sapc.embrapa.br) e serão analisados e selecionados pela comissão científica entre 1º e 12 de abril. O resultado será divulgado até 24 de abril e a organização estima que sejam submetidos cerca de 400 trabalhos técnico-científicos.

Serviço
IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil
Quando: 22 a 24 de junho,
Onde: Curitiba (PR)
Informações: www.simposiocafe.sapc.embrapa.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures