ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Procafé: 34 º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

AGENDA DO PRODUTOR

EM 31/10/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Seguindo a tradição desde que foi idealizado, no início da década de 70, o 34 º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado de 04 a 07 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Glória, em Caxambu/MG. O evento é organizado pela Fundação Procafé ( Fundação de Apoio Tecnológico à Cafeicultura), parceira do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e uma das instituições fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), coordenado pela Embrapa Café.

O evento, que recebe o apoio de outras instituições parceiras, caracteriza-se por apresentar os resultados de pesquisa traduzidos em linguagem acessível a todos os setores ligados à cafeicultura, além do lançamento de duas novas variedades de café resistentes à ferrugem.

Os anais do Congresso contam com 351 trabalhos, distribuídos em diferentes tópicos de interesse: bicho mineiro; outras pragas e nematóides; ferrugem do cafeeiro; outras doenças; mudas, plantio, espaçamento e condução; adubação, calagem e solos; podas e culturas intercalares; enxertia; irrigação; arborização; colheita, preparo e qualidade; melhoramento genético; ecologia e fisiologia; e estudos sócio-econômicos.

Além do debate sobre a conjuntura cafeeira, a programação conta ainda com a apresentação de um tema relevante para cada dia do evento. No primeiro dia (04) será debatida a renovação de cafezais, com apresentação de alternativas de manejo para as lavouras no Sul de Minas e informações sobre colheita mecanizada. Na quarta-feira (05), o tema do seminário será a produtividade na visão da pesquisa e na visão do produtor. Quinta-feira (06) o tema será a certificação de cafés, com a apresentação do programa de Produção Integrada do Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento e sobre o processo de verificação 4C.

Durante todos os dias, os visitantes poderão atualizar os contatos com as empresas ligadas ao setor cafeeiro em estandes para demonstração de produtos e serviços. Haverá ainda a exposição "Café com arte", da artista plástica Valéria Vidigal. Na sexta-feira (07) haverá uma dia-de-campo nas lavouras da Fazenda Experimental de Varginha e o visitante poderá conhecer o laboratório de clonagem de plantas da Fundação Procafé, além de uma empresa de fertilizantes.

Novas cultivares

A Fundação Procafé fará o lançamento de duas novas cultivares de café para atender a demanda das diferentes regiões produtoras. Jupi (catucai vermelho 19/8) e Arara (sarchimor amarelo) são duas novas seleções que tem apresentado boas características de resistência a ferrugem, vigor e produtividade. Com o programa de melhoramento desenvolvido por técnicos do MAPA/Fundação Procafé, Jupi e Arara ampliam as alternativas de materiais com resistência a ferrugem: Catucai, IBC - Palma, Sabiá, Acauã, Saira e Siriema.

O bom desempenho produtivo e as características agronômicas desses dois novos materiais vêm sendo comprovados em ensaios em várias regiões produtoras. Jupi apresenta alto nível de resistência à ferrugem, com bom vigor das plantas e maturação precoce dos frutos. Jupi também tem apresentado uma maior tolerância à Phoma. A cultivar Arara, que tem origem no cruzamento natural do obatã com catuai, apresenta copa de diâmetro maior, com ramagem grossa e bifurcada, com imunidade à ferrugem e alto vigor. A maturação dos frutos é tardia e a fava é graúda, com baixo índice de mocas e conchas.

De acordo com trabalho que será apresentado no 34º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, embora sejam alternativas com elevada resistência à ferrugem e boa produtividade, o plantio das novas variedades deve ser feito em lotes de avaliação, para verificação de sua adaptação e desempenho em cada região antes que sejam ampliadas as áreas de cultivo. As informações são de Cibele Aguiar, da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures