ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Presidente da Cooxupé participa de Fórum de Logística da Abag

AGENDA DO PRODUTOR

EM 03/08/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

“Sustentar é integrar” é a base para discussões propostas pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) em seu 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio. O evento ocorre nos dias 3 e 4 de agosto, em São Paulo (SP) e traz painéis e dois fóruns focados no setor brasileiro de agricultura e pecuária.

No segundo dia de evento, quando ocorrem os fóruns, o presidente da maior cooperativa brasileira de café - a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé) - é um dos convidados. Carlos Paulino participa no período da tarde, quando o tema é ‘Logística’.

Foto: Divulgação/ Cooxupé
Carlos Paulino, presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé)


Logística
Segundo a organização do evento, apesar da já conhecida e crítica situação da infraestrutura de transportes do país, que impõe pesados custos ao escoamento da safra até os pontos de consumo ou portos, a cadeia produtiva do agronegócio tem “cases” de sucesso como as exportações de café, as importações de insumos e a logística reversa conseguida no caso das embalagens de defensivos agrícolas utilizados no campo. Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), nada menos que 91% das embalagens de defensivos agrícolas são recicladas seguindo princípios ambientalmente eficazes.

Para tratar do assunto, o presidente da Cooxupé deve trazer dados sobre o Complexo Industrial Japy, instalado no município mineiro de Guaxupé, onde também está localizada a matriz da cooperativa. O completo inclui processos para o recebimento, armazenagem, preparo industrial e exportação do café da Cooxupé. Os investimentos da Cooperativa no setor foram de mais de R$ 100 milhões na construção e ampliação do Complexo.

Completo Japy
A produção dos mais de 12 mil cooperados, localizados no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e no Vale do Rio Pardo (SP), é encaminhada para os armazéns mantidos em Guaxupé e em Monte Carmelo e para o Complexo Japy. Nesses locais, a Cooxupé investiu em estrutura para o beneficiamento do grão, preparando-o para os mais de 40 países consumidores do café da cooperativa. Para facilitar ainda mais o processo logístico, o Japy possui um Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) no interior do Complexo, agilizando a fiscalização aduaneira. Assim, os contêineres já saem devidamente liberados de Guaxupé e prontos para embarque quando chegam ao porto de Santos (SP).

"A logística brasileira é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do país. A Cooxupé sempre procura alternativas para que o processo logístico da cooperativa atenda às nossas necessidades para o cumprimento dos nossos compromissos. O Complexo Japy, por exemplo, é um megaempreendimento inovador que permitiu aos nossos cafeicultores a entrega do café a granel e que facilitou bastante a logística para o escoamento das nossas safras", afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino.

Participam, também, do Fórum de Logística, Afonso Mamede, presidente da Sobratema; Cleiton Vargas, diretor comercial da Yara Brasil Fertilizantes; João Cesar Rando, presidente do Inst. Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV; e Renato Casali Pavan, diretor presidente da Macrologística Consultoria.

Serviço
14º Congresso Brasileiro do Agronegócio e Fóruns Abag-Estadão
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel - Av. das Nações Unidas, 12.559 (Auditório) São Paulo - SP
Quando: 3 e 4 de agosto de 2015
Mais informações: https://www.abag.com.br/cba/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures