ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Kit paranaense combate nematóides em cafezais

AGENDA DO PRODUTOR

EM 13/02/2008

1 MIN DE LEITURA

0
0
Para enfrentar a infestação de nematóide no solo, o Iapar e a Emater do Paraná estão distribuindo o kit resistência varietal de café ao nematóide, tecnologia gerada pelo Iapar, a 210 municípios das dez regiões cafeeiras do estado.

A difusão do kit-nematóide começou em 2006 e já chegou a 300 em solos de basalto e de arenito caiuá. Para 2008 a meta é a colocação de mais 300.

Cada kit é composto de sementes de quiabo, planta atrativa referencial da presença de nematóide na área, e seis variedades de café, com 26 mudas cada, instaladas em forma de canteiro de 1m por 0,5 m na área onde está ocorrendo o foco da infestação.

O produtor Denílson Valentin Fornacciari, do distrito do Pirapó, Apucarana, percebeu a presença de nematóide lá pelo ano 2001. A estratégia para o enfrentamento do nematóide foi o plantio de mudas de enxertia na área de um hectare, liberado depois de duas safras de milho, com porta-enxerto Apoatã e a variedade Catuaí. "Só que a muda enxertada é muito cara, custa R$ 550 o milheiro. A saída foi instalar o kit, uma experiência muito boa porque dá condições do próprio produtor decidir em relação aos problemas de nematóide da propriedade quanto à melhor variedade", observou.

O extensionista Marco Antônio Casini Sanchez, garante a praticidade do kit em permitir avaliar no campo com o produtor o problema, "em visitas programadas e sem custo adicional ao produtor que, adotando o kit pode, continuar a sua vocação de cafeicultor e fazendo a diversificação agrícola na sua pequena propriedade rural".

Para garantir avanços nos resultados positivos do kit-nematóide, o pesquisador Tumoru Sera programou para este ano instalação do experimento em diversos municípios interessados.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias/PR, são duas linhas de pesquisa que o Iapar desenvolve. Uma é a disponibilização de cultivares de café resistentes aos nematóides para propriedades familiares do Paraná. A outra é o desenvolvimento de cultivares resistentes aos nematóides do gênero Meloidogyne, destinados às diferentes regiões cafeicultoras do Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures