ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater será um dos destaques da Expocafé 2013

AGENDA DO PRODUTOR

EM 07/06/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) ocupará o seu lugar cativo em mais uma edição da próxima Expocafé. A feira de 2013 acontecerá no período de 11 a 14 de julho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas.

Considerada a maior do agronegócio cafeeiro no país, a 16ª Expocafé é uma realização da Epamig, que vai mostrar o que há de mais moderno nas tecnologias do segmento cafeeiro, com amostra de equipamentos, máquinas e insumos, além de eventos paralelos, como dinâmica de campo, simpósio, cursos, palestras e reuniões.

De acordo a organização do evento, o objetivo é oferecer a produtores, técnicos, estudantes, extensionistas, pesquisadores, lideranças e profissionais ligados ao setor, oportunidade de conhecerem o que há de mais atual na cafeicultura, “estimulando um espaço de empreendedorismo por meio de negócios, contatos e formação de parcerias”.

Na área reservada à Emater-MG, parceira da Epamig, o público visitante poderá conhecer também mais das ações, experiências, projetos e tecnologias destinadas à agricultura familiar. É o caso por exemplo, da mostra dos alimentos produzidos por 34 produtores da Associação dos Agricultores Familiares de Três Pontas e Região, atendidos pela empresa de extensão rural. Os alimentos são destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Neste estande, estarão expostos produtos desta associação como pães, roscas, bolachas, massa de pão de queijo, além de mandioca e couve minimamente processadas (higienizadas, picadas e embaladas).

Quem visitar o espaço da Emater-MG, na Expocafé, poderá conhecer também os equipamentos utilizados na cafeicultura que passaram por adaptações feitas por produtores rurais, como o torrador de café movido à água e o arrancador de mandioca. Para os cafeicultores, estarão expostos ainda, o lavador maravilha (tanque de lavagem do café colhido) e os três tipos de terreiros para a secagem do café (solo
cimento, concreto e lama asfáltica).

Já no estande do Certifica Minas Café, programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), executado pela Emater-MG, os visitantes poderão apreciar uma maquete que vai mostrar como controlar os efeitos da água pluvial, no meio ambiente, diminuindo os impactos nas estradas vicinais com a construção de bacias de contenção.

O Certifica Minas Café é um programa de certificação de propriedades cafeeiras que atesta o manejo sustentável das lavouras e a qualidade do café produzido, tornando os produtores mais competitivos no mercado. Além de estimular os cafeicultores a desenvolverem uma atividade produtiva organizada, o programa leva em consideração o meio ambiente, onde é desenvolvida a atividade. Até o momento, 1.643 propriedades rurais cafeeiras foram certificadas pelo programa, no Estado.

A ainda como parte da agenda dedicada aos projetos de preservação ambiental na agricultura familiar, os participantes da Expocafé poderão saber também: como construir uma fossa ecológica e ainda como economizar na energia elétrica, utilizando um sistema de iluminação de garrafa pet, que aproveita a luz solar. Segundo a extensionista da equipe técnica de Três Pontas, Elaine Guimarães, o sistema é utilizado na casa da Emater-MG, que fica no local, onde é realizada a Expocafé.

Também haverá demonstrações de tratamento de madeira da região. E antecipando os preparativos para os 65 anos que a Emater-MG estará completando este ano, os extensionistas prepararam uma retrospectiva da empresa, com a mostra de fotos e baners, segundo Elaine. “O ambiente será decorado com móveis de madeira de café, feitos no município de Cabo Verde, Regional da Emater-MG de Guaxupé, e de peças antigas, usadas na degustação de café”, completa. Além do Certifica Minas Café, o espaço da empresa será reservado também para apresentações de outros programas e projetos trabalhados pela Emater-MG, como o Minas Leite e o de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

Durante os dias de realização da Expocafé, a Emater-MG também manterá plantões técnicos, funcionando em esquema de rodízio, com a presença de equipes técnicas à disposição do público interessado em obter informações. Participam da Expocafé cinco regionais da Emater-MG do Sul mineiro: Alfenas, Lavras, Passos, Guaxupé, Pouso Alegre e o Verde Minas de Poços de Caldas.

Produção do café
Minas Gerais é o maior produtor nacional de café. Com mais de um milhão de hectares plantados, o Estado é responsável em média por metade da safra brasileira. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro, sendo vendido para mais de 60 países do mundo.

Segundo estimativas da Conab para o mês de maio, a produção brasileira de café (arábica e robusta), para a safra 2013, indica que o país deverá colher 48,59 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado.

A área plantada com a cultura (espécies arábica e robusta) no país totaliza 2.341,73 mil hectares. Em Minas Gerais está concentrada a maior área com 1.221,04 mil hectares, predominando a espécie arábica com 98,8%. A área total estadual representa 52,66% da área cultivada com o café no país, e consequentemente o primeiro do ranking nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures