ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Congresso Brasileiro de Agrometereologia abre inscrições para trabalhos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 23/03/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Estão abertas as inscrições para o XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia – CBAgro 2015. O evento, promovido bianualmente pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia - SBAgro, será realizado de 23 a 28 de agosto de 2015, na Universidade Federal de Lavras – Ufla, em Minas Gerais. A data limite para envio dos resumos simples – primeira etapa – é 29 de março de 2015, sendo que cada participante pode inscrever até dois trabalhos. As taxas de inscrição têm valores diferenciados para sócios e não-sócios da SBA, assim como para estudantes de cursos técnicos e graduação, estudantes de pós-graduação, entre outros profissionais. O tema escolhido para a edição deste ano é "Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros".

Foto ilustrativa: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora


Essa edição está sendo organizada por diversas instituições participantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Na área de agrometeorologia, o Consórcio Pesquisa Café tem desenvolvido alguns projetos de pesquisa/planos de ação com o objetivo de promover a ampliação e estruturação de um Sistema Integrado de Monitoramento Agrometeorológico, Fenológico e Fitossanitário para a Cultura do Café (SIMAFF-Café). Dessa forma, está sendo possível integrar e articular equipes dos estados produtores (Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo) para gerar produtos de suporte aos tomadores de decisão da cadeia produtiva do agronegócio, minimizando os riscos de origem climática.

De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento e professor do Departamento de Engenharia da Ufla, Luiz Gonzaga de Carvalho, esta edição do Congresso terá abrangência internacional (50% dos palestrantes são do exterior). O objetivo, segundo ele, é reunir especialistas, pesquisadores, engenheiros, professores, estudantes, empresários, técnicos das áreas de produção e de cooperativas, extensionistas, profissionais de áreas afins, autoridades nacionais e pesquisadores internacionais para analisar, discutir e compartilhar informações sobre os resultados das pesquisas mais recentes que abordam o tema central do evento. O CBAgro visa, ainda, à geração, adaptação e transferência de tecnologias voltadas para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas implementados nos diferentes biomas brasileiros.

"Desejamos sugerir aos palestrantes para que contextualizem suas palestras ao cenário climático que estamos presenciando nos últimos três anos. O foco principal é mostrar de que forma a agrometeorologia, como ciência prática e teórica, pode contribuir para a sustentabilidade da produção agropecuária e discutir também os problemas do setor, apontando possíveis alternativas e soluções mitigadoras para enfrentamento do cenário atual e futuro", conclui Gonzaga.

Públicos e temas
Estarão reunidos cerca de 600 profissionais, entre pesquisadores participantes do Consórcio Pesquisa Café, técnicos, estudantes, gestores e empresários do setor, além de outros interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos da pesquisa agrometeorológica no setor agrícola.

Em torno do tema do evento "Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros", serão também desenvolvidas discussões em mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos orais e em pôsteres. Nas mesas-redondas haverá discussão dos seguintes temas: "Fluxos de CO2 e água entre atividades agrícolas, vegetação terrestre e a atmosfera"; "Cultivo Protegido: avanços tecnológicos na produção de alimento"; "Modelagem baseada em processos para suporte à decisões sustentáveis na agricultura"; "Limitações climáticas da produção vegetal: perspectivas para os próximos 20 anos"; "Sensoriamento remoto aplicado à agrometeorologia"; "Agrometeorologia no Brasil: situação atual e perspectivas no ensino, pesquisa e extensão"; "Mudanças climáticas, sustentabilidade da agricultura e segurança alimentar" e "Sustentabilidade da produção animal nos ecossistemas brasileiros".

O objetivo é promover o debate sobre assuntos relacionados à Agronomia, Engenharia Agrícola, Meteorologia, Física, Hidrologia, Geografia, Biologia, Bioclimatologia, Micrometeorologia, Biofísica, Zoneamento Agrícola, Relações Água-Solo-Planta-Atmosfera, Instrumentação, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Estatística, Simulação e Modelagem, Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Bioenergia, Ambientes Controlados e demais áreas que se relacionam ao estudo do tempo e do clima aplicado à agricultura, pecuária e florestas. Durante o Congresso, expositores de diferentes empresas demonstrarão os avanços tecnológicos recentes na área de agrometeorologia.

Para mais informações, acesse o site do evento: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/cbagro2015/
ou envie e-mail para cbagro2015@deg.ufla.br e cbagro2015@gmail.com.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures