ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

BSCA capacita profissionais para avaliação de café robusta

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 12/04/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Entre 16 e 21 de maio, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizará, em seu laboratório, o curso de formação "R-Grader", voltado a profissionais que desejam se qualificar como avaliador de cafés robustas com qualidade certificada, tornando-se aptos a diferenciar o produto de várias origens produtoras, como Uganda, Índia, Ruanda, Equador, Vietnã, Indonésia, México, Brasil, Filipinas, entre outros.

O profissional aprovado no curso da BSCA se torna um “avaliador R” de qualidade, especialista em degustação e classificação de café robusta, e recebe uma certificação mundial ligada ao Coffee Quality Institute (CQI), entidade sediada nos Estados Unidos que trabalha em prol de uma melhor qualidade cafeeira mundial, através de treinamentos e exames práticos que permitem o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida.

De acordo com o presidente da BSCA, Henrique Cambraia, essas iniciativas visam melhorar a qualidade do robusta brasileiro, incluindo o treinamento de profissionais da área de excelência dessa variedade de café. "Nosso curso possui duração de seis dias e conta com aulas teóricas e práticas, além de provas para reforçar a compreensão dos alunos sobre o processo de classificação 'Q Robusta', ao mesmo tempo em que testa sua capacidade de avaliar o café robusta de acordo com os padrões estabelecidos pelo CQI", explica.

Como é o exame?

A formação de um “avaliador R” envolve o conhecimento de todas as etapas de produção do café. O curso é composto por 19 ações sobre assuntos relacionados ao produto, como a classificação, a identificação de torra, a triangulação e as habilidades sensoriais. Os exames abordam itens como conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, olfativo, de triangulação, torra e xícaras, além de ácidos orgânicos e identificação de amostras de torras e café verde.

O treinamento e os exames foram desenvolvidos com base na metodologia da Uganda Coffee Development Authority (UCDA) e do CQI. Ao final, os alunos realizam uma série de exames necessários para a obtenção da licença “R-Grader”.

Para se inscrever no curso de "R-Grader", os interessados devem preencher o formulário no site da BSCA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures