ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ateliê do Café promove workshop no dia 07 de agosto

AGENDA DO PRODUTOR

EM 04/08/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Você sabia que são necessários cerca de 50 grãos para compor uma única xícara de café? E que, para chegar até o consumidor final, a famosa bebida passa por 157 processos, que envolvem plantio, colheita, seleção, torra, moagem e embalagem? São inúmeros detalhes que separam o café premium de uma bebida de baixa qualidade. "Tudo interfere no café, da temperatura da água em que estamos coando até o calibre da moagem, passando pela questão da embalagem, sem falar na qualidade dos grãos e no tempo de torra", explica Isabela Pascoal Becker, membro do conselho da fazenda Daterra, responsável pelo convite aos palestrantes.

É para falar sobre estas e outras questões que envolvem a bebida, que os especialistas George Howell e Klaus Thomsen vão ministrar o workshop 'Em busca da qualidade da semente à xícara', no dia 7 de agosto, em uma ação inédita promovida pela Fazenda Daterra e pelo Ateliê do Café, em seu CEPEC (Centro de Estudo e Pesquisa do Café), em Valinhos (SP). O valor é de R$ 30,00. Em duas horas e meia de workshop, Howell, da George Howell Terroir Coffee Company, se aprofundará na importância da torra, demonstrando o processo. Já o premiado barista Klaus Thomsen, da cafeteria e microtorrefadora The Coffee Collective (Dinamarca), comandará a degustação de cafés expressos e cappuccinos.

O workshop contará com a apresentação de Luís Norberto Pascoal, autor do livro 'Aroma de Café - Guia Prático para Apreciadores de Café'. De acordo com ele, o encontro é voltado não só para especialistas, como para todos interessados em conhecer mais sobre a bebida. Para finalizar o evento, cada participante levará para casa seu café especialmente torrado por George.

Sobre os palestrantes

O norte-americano George Howell foi um dos pioneiros do chamado "Specialty-coffee movement", movimento que começou na década de 70 pela melhoria da qualidade do café. Ele foi fundador do The Coffee Connection, empresa que foi adquirida pela Starbucks Coffee em 1994. Está à frente da George Howell Terroir Coffee Company, minitorrefadora especializada em cafés especiais. Howell viaja o mundo em busca dos melhores produtores. Depois, torra e vende por intermédio de seu site. Viaja também com suas palestras e consultorias.

Klaus Thomsen, barista dinamarquês, começou sua trajetória profissional em Londres, em 2001. Em 2004 venceu o Danish Barista Championship e ganhou medalha de bronze no Campeonato Mundial de Barista (WBC), em Trieste (Itália). Dentre os prêmios conquistados, está o 1º lugar no Campeonato Mundial de Baristas de 2006, em Berna, Suíça. É membro do Danish National Barista Team e sócio do The Coffee Collective (Dinamarca), mix de cafeteria, microtorrefadora e consultoria em café. Viaja ministrando palestras e consultoria sobre o tema.

As informações são do Ateliê do Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Para inscrições e informações, entre em contato pelo box de cartas abaixo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures