ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ABIC apresenta sua programação para a Semana Internacional do Café

AGENDA DO PRODUTOR

EM 28/08/2013

3 MIN DE LEITURA

1
0
A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC promoverá palestras e sessões de degustação diariamente no seu estande no 8º Espaço Café Brasil, que acontecerá de 9 a 12 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, durante a Semana Internacional do Café, evento comemorativo aos 50 anos da OIC – Organização Internacional do Café. No lounge do estande a equipe da ABIC estará à disposição para atender interessados em conhecer os programas de qualidade da entidade.

Aproveitando o evento, a ABIC promoverá no dia 9, das 14h30 às 17h00, na Sala do SEBRAE no Expominas, uma reunião regional em conjunto com o Sindicato da Indústria de Café de Minas Gerais. O encontro é aberto a associados e não associados da entidade e tem como objetivo criar oportunidade para que todos possam expor seus problemas, demandas e ideias para melhorar seus negócios. Também serão tratados na reunião assuntos como o Programa de Autorregulamentação e Monitoramento de Pureza do Café, com ampliação de coletas e análises do Selo de Pureza; as Linhas de Crédito do Funcafé e Banco do Brasil para as Indústrias de Café – 2013 e o 21º Encafé – Encontro Nacional da Indústria de Café, que será realizado em outubro, em Guarujá (SP).

Atividades

As palestras e degustações são destinadas a baristas, profissionais do agronegócio e aos apaixonados por café, e serão ministradas por Gabriela Pariz e Cleia Junqueira. Gabriela Pariz, coordenadora e classificadora do GAC – Grupo de Avaliação de Café do Sindicafé–SP, é graduada em Farmácia e Bioquímica, possui experiência em análise sensorial e classificação de café desde 2008, tendo participado como arbitra do Concurso Estadual de Qualidade do Café do Estado de São Paulo e do Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Certificou-se como Q-Grader em 2013. Já Cleia Junqueira, coordenadora e instrutora do CPC – Centro de Preparação do Café, do Sindicafé–SP, é jornalista de formação e barista há oito anos. Em 2007 lançou o 1º DVD sobre cafés especiais: Como apreciar um bom café. É Q-Grader desde 2012 e Juíza Certificada pela ACBB – Associação Brasileira de Café e Barista e membro do Comitê de Certificação de Barista desta mesma entidade.

Ao todo são seis temas que serão intercalados em horários e dias diferentes, oferecendo maiores opções aos interessados em participar. Os assuntos que serão tratados são:

Como escolher o café do dia a dia? – Gabriela Pariz orientará, nesta palestra com degustação, como reconhecer o café que mais agrada o paladar e como prepará-lo em casa.

NMQ – Nível Mínimo de Qualidade – Recomendações para Editais de Licitações – Essa palestra será ministrada por Gabriela Pariz e tem como objetivo orientar os órgãos e entidades que adquirem café através de processo licitatório, orientando como elaborar o edital de licitação, quais os critérios e notas mínimas de qualidade.

PQC – Programa de Qualidade do Café ABIC – Tradicional, Superior e Gourmet – Apresentação do programa por Gabriela Pariz, com degustação das diferentes categorias de qualidade de café.

Barista, por que a capacitação é tão importante? - Nesta palestra, Cleia Junqueira discorrerá sobre como capacitar e porque é tão necessário ter uma equipe bem treinada.

Preparo de café em casa – Neste minicurso, Cleia Junqueira vai preparar e realizar a degustação de um mesmo café nos diferentes métodos, ressaltando as diferenças tanto de bebida quanto de moagem entre eles: filtro de papel, coador de pano, prensa francesa, Moka, Ibrik, Hario V60, Chemex, Aeropress, Clever e Soft Brew. O curso também inclui técnica de vaporização de leite: como vaporizar em casa, qual leite utilizar, como usar e dicas de preparo de bebidas com leite.

Filtrado ou ‘espresso’? Como está esta batalha? – Cleia Junqueira fará, nesta palestra, um paralelo entre os dois métodos de preparo, e explicará porque cresce a tendência de métodos de café filtrado tanto em cafeterias quanto em restaurantes. 

Grade de Atividades –ABIC – 8° Espaço Café Brasil



As informações são da Abic, resumidas e adaptadas pelo CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARA FREITAS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 31/08/2013

Essa pauta de reunião é da década de 1980. Merece um gráfico no meu novo livro. Vou denominar de Série Histórica do Discurso Reativo, modelo da Inelasticidade do pensar...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures