ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

16º Encafé - Encontro Nacional das Indústrias de Café

AGENDA DO PRODUTOR

EM 12/11/2008

3 MIN DE LEITURA

0
0
Empresários do setor de torrefação de café de todo o país reúnem-se de 19 a 23 de novembro no resort Enotel, em Porto de Galinhas/PE, no 16º Encafé - Encontro Nacional das Indústrias de Café. Com tema central "O Novo Consumidor Brasileiro", o evento tem como objetivo discutir e analisar oportunidades de mercado e perspectivas de negócios para 2009.

Promovido pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, a proposta do Encafé é municiar os empresários e seus profissionais com pesquisas e informações que permitam o desenvolvimento ou reposicionamento de produtos, criação de novas táticas mercadológicas e de estratégias que assegurem o crescimento do mercado, de acordo com possíveis variações do cenário econômico.

De acordo com Almir José da Silva Filho, presidente da ABIC, o tema foi escolhido em função da grande mudança que está ocorrendo na demanda de produtos em geral e também no café. Como exemplo, cita o consumo de café fora do lar - em cafeterias ou locais como escritórios, hospitais, universidades e lojas - que é estimado em 30% do mercado e que tem grande potencial de crescimento.

"Justamente por isso deve ser avaliado com bastante atenção pelas torrefadoras", acrescenta Nathan Herszkowicz, diretor-executivo. Os novos hábitos dos consumidores também abrem oportunidades comerciais, como a compra de máquinas para consumo de café em casa, o uso de café em sachê (dose única), a procura por cafés de maior qualidade e por embalagens mais atraentes e diferenciadas.

Palestras, exposição, leilão

Durante o encontro serão apresentadas palestras sobre novos canais de comercialização, como venda direta ao consumidor; a importância do café no setor de food-service e o perfil dos novos consumidores. Será também apresentada a pesquisa "Tendências de Consumo de Café - 2008", realizada desde 2003 e que norteia as ações do setor. Haverá também uma mesa-redonda sobre o novo Regulamento Técnico para Café Torrado e Moído, que o Ministério da Agricultura deverá publicar até o final do ano.

A cerimônia de abertura do 16° Encafé esta marcada para as 20h30 do dia 19 de novembro (4ª feira), e contará com a presença de Almir José da Silva Filho, presidente da ABIC, de Néstor Osorio, diretor-executivo da OIC - Organização Internacional do Café, de autoridades do Ministério da Agricultura e de representantes da cadeia produtiva, como exportadores, produtores e cooperativas.

Paralelamente à programação do encontro haverá a sexta edição da Feira de Máquinas, Produtos e Serviços destinados ao setor. No dia 21 (sexta-feira) será realizado 5º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café e o leilão dos 10 lotes finalistas, do qual participam as torrefadoras. Os grãos adquiridos, depois de industrializados (torrado e moído), chegarão no mercado em maio de 2009 compondo a Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

O encontro pretende abordar também questões relacionadas à demanda de café no mercado interno, que cresce em torno de 5% ao ano e não deverá ser afetada pela atual crise financeira mundial, cujos impactos ainda são incertos. "O que tenho observado é que, até o momento, do ponto de vista do consumidor, não há grandes mudanças", diz o consultor Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, que coordenará o painel "O Novo Consumidor Brasileiro".

"A princípio, o que pode ser observado, ainda sem grande clareza, é que os bens de consumo altamente dependentes de crediário, a exemplo de veículos e eletrodomésticos, tendem a sofrer mais que outros segmentos", avalia Foganholo. Para ele, a impossibilidade de comprar bens de maior valor, levará o consumidor a buscar uma ´compensação´. "Bens alimentícios tenderão, portanto, a se manter ou até crescer, assim como outras categorias, como a de produtos de beleza".

O que podemos esperar de 2009?

O Brasil continuará à margem do crítico cenário político-econômico mundial, marcado pela crise financeira dos Estados Unidos, pela alta do preço dos alimentos e do petróleo? Quais fatores poderão impactar o crescimento econômico brasileiro? O mercado interno de café poderá ser afetado? E as exportações? Há risco inflacionário à vista?

Esses são alguns dos tópicos que pontuam a palestra do jornalista e cientista social Celso Ming, um dos mais respeitáveis articulistas econômico da atualidade. A palestra de Ming será apresentada na manhã do sábado (22/11).

Veja o time de especialistas que o ENCAFÉ vai apresentar

Ivani Rossi e Ana Claudia Fioratti, das maiores empresas de pesquisas de mercado do País
Marcelo Onaga, jornalista da Revista EXAME
Eugênio Foganholo, consultor do varejo e especialista em canais de distribuição
Lirio Cipriani, da ABEVD e AVON, e a equipe da GR Alimentos
Ted Lingle, Diretor do CQI - Coffee Quality Institute, USA
Annette Pensel, da Associação 4C, falando sobre este programa de Sustentabilidade

Mais informações e inscrições: ABIC, fone (21) 2206 6161. Veja a programação completa do 16º Encafé, clique aqui.

Serviço

16º Encafé
Data - 19 a 23 de novembro
Local: Resort Enotel - Porto de Galinhas/PE

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures