ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rede Social do Café celebra um milhão de visitas

SERGIO PARREIRAS PEREIRA

EM 16/03/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
A prática da construção coletiva do conhecimento em café tem revolucionado o modo como as informações são processadas. A Comunidade “Manejo da Lavoura Cafeeira”, no Peabirus, acaba de atingir a marca de um milhão de acessos. Com 1230 membros e a participação ativa de colaboradores, a comunidade se consolida como ferramenta de relacionamento para agregar conhecimento, inovação e competitividade dentro do sistema agroindustrial do café. A Comunidade faz parte da Rede Cafés do Brasil, que foi uma iniciativa do Consórcio Pesquisa Café e Conselho Nacional do Café (CNC).

“Cada integrante não é apenas um consumidor de conteúdo, mas sim a seiva vital do sistema. O conhecimento, o poder e a capacidade produtiva nunca estiveram tão dispersos e compartilhados na historia do mundo”, comemora o mediador da Comunidade Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC). Para ele, a marca de um milhão de acessos se deve ao princípio da inteligência coletiva e do capital social. Vale destacar que o crescimento desta rede social já caminha de forma exponencial, atingindo 500.000 visitas nos últimos nove meses.

Este sucesso também é justificado pela troca dinâmica de informações que tem incentivado o debate acerca das tecnologias geradas pela pesquisa, o contexto vivenciado pela atividade e as diferentes visões dos setores. A Comunidade acompanha as novas exigências advindas com a globalização, tecnologias modernas de informação e acirramento da competitividade. Tem como foco a integração e a cooperação entre atores econômicos e sociais, com o incentivo para que exista um fluxo contínuo de informação entre eles.

Criada em 28 de junho de 2006, a comunidade foi acessada a partir de 92 países, dos cinco continentes, além de visitas de mais de 473 cidades brasileiras. Desde agosto de 2007, o desempenho da comunidade recebe o acompanhamento estatístico do programa Google Analytics, com a construção de gráficos e indicadores de crescimento. Por meio do programa é possível identificar que a maioria do tráfego de visitas ocorre por meio de mecanismos de pesquisa, acesso direto ao site e direcionamentos por meio de sites de referência.

Diariamente, a Comunidade disponibiliza as informações mais relevantes para o setor, servindo como um filtro inteligente no amaranhado de notícias que caracterizam a sociedade do conhecimento. Ao todo já são quase três mil tópicos apresentados, com a troca de experiências entre participantes das principais regiões cafeeiras e diferentes setores do agronegócio. Mas a grande diferença é que as notícias postadas não seguem a forma linear da elaboração à leitura passiva, mas recebe a participação crescente dos participantes da comunidade, com total liberdade para a exposição de diferentes visões sobre os fatos.

Ainda na avaliação do mediador, Sérgio Pereira, a provocação desses debates tem reduzido a barreira à inovação, com a construção de conteúdos e de conhecimento de forma coletiva e participativa. “A comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Recebo mensagens de usuários, alguns que nunca tive oportunidade de conhecer pessoalmente, por vezes perguntando, cumprimentando e também criticando. É na divergência de pensamentos que se concentra a construção coletiva. O método dialético é experimentado via Internet. Procuramos construir praças publicas no lugar de jardins murados”, destaca.

Para acessar a Comunidade: CLIQUE AQUI


Polo de Excelência do Café

https://excelenciacafe.simi.org.br/
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures