ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Variedade de café com resistências mostra vantagens

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 06/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Plantar café de uma variedade que tenha boa resistência traz muitas vantagens. A imagem/foto abaixo mostra o grande diferencial de comportamento dos cafeeiros entre dois diferentes materiais genéticos, depois da safra e sob um período de seca, agora em setembro de 2020.

A variedade nova, a acauã, plantada ao lado da mundo novo, apresenta cafeeiros enfolhados, sentindo menos o stress resultante da safra colhida, do ataque da ferrugem e da estiagem prolongada. A acauã tem uma carga genética que confere, praticamente, imunidade à ferrugem e boa tolerância à seca. Essa tolerância, aqui observada, vem sendo verificada em condições de campo em diversas regiões e, em pesquisa recente, essa característica, de tolerância à estiagem, foi comprovada através de medições do potencial hídrico da ante-manhã. Enquanto cafeeiros da variedade catuaí, o padrão, apresentaram potencial hídrico de -1,03 Mpa, a acauã novo apresentou -0,45 MPa, mostrando-se ainda turgido, retendo 55% a mais de água que o padrão catuaí vermelho IAC 144. A acauã foi, assim, incluída na categoria muito tolerante ao stress hídrico, considerados aqueles cafeeiros de variedades que apresentaram mais de 40% de economia de água em relação ao padrão. Essa medição foi efetuada em final de agosto de 2020, depois de mais de três meses sem chuva.

Por outro lado, o cafeeiro da variedade mundo novo, pelo seu porte alto e ramagem aberta, fica bem exposto à insolação e ao calor, e vem se mostrando pouco tolerante ao stress hídrico. Além disso, sua alta susceptibilidade à ferrugem representa um fator adicional para a desfolha, apesar do controle químico normal dessa doença.

Alguns cafeicultores e mesmo técnicos, baseados em suas tradições, têm dificuldades em adotar inovação no plantio de variedades desenvolvidas mais recentemente. É fato que as variedades mais cultivadas, a mundo novo e a catuaí, apresentam boas características produtivas e bom vigor. Porém, as pesquisas realizadas e os exemplos de plantios comerciais, como o mostrado na foto, dão garantia para a utilização das novas variedades, as quais são liberadas e registradas após testagem em diversas regiões, com aferição da sua produtividade, por longo período de safras, sempre em comparação com os padrões ensaiados, justamente a mundo novo e a catuaí.

Vale ressaltar que no trabalho de pesquisa de avaliação de cafeeiros de diferentes variedades, em relação ao stress hídrico, foi verificado que existem variedades mais susceptíveis à seca que o próprio catuaí, estas não devendo ser plantadas em sequeiro, em regiões que possam ter déficits severos.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures