ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistemas alternativos para manejo de cafezais nas montanhas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 29/11/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Observação em campo mostram que podem ser usados dois sistemas, alternativos, para condução de lavouras de café na região de montanha. 

No Brasil, a cafeicultura de montanha compreende uma área total estimada em cerca de 600 mil hectares de cafeeiros arábicas e tem produzido safras médias na faixa de 13-14 milhões de sacas/ano, representando cerca de 25% da safra brasileira de café. Como o nome sugere, ela é composta pelas regiões e lavouras cultivadas em terrenos declivosos, onde a mecanização fica difícil e as lavouras são conduzidas, quase que exclusivamente, com tratos manuais. 

As dificuldades de mecanização e a estrutura de pequenas propriedades levam ao uso de sistemas de plantio de café com mais adensamento de plantas para o melhor aproveitamento das áreas. Nos plantios adensados, conforme o manejo a ser adotado, surgem duas alternativas. A primeira com espaçamento mais fechado, na faixa de 1,7 a 2,0 m nas ruas, e a segunda com um semi-adensamento, com 2,5 a 3,0 m. 

Nessas duas alternativas de adensamento, o manejo também vai ser diferenciado. Nos espaçamentos menores, deixa-se as plantas com mais hastes, 2 a 3 por planta, e mantêm-se a plantação fechada por várias colheitas - de 6 a 10 safras - até que se perceba que a copa se torna muito alta e com poucos ramos laterais. Então, nesse estágio, faz-se a recepa baixa e tem início um novo ciclo. Na alternativa de espaço maior nas ruas, as plantas são conduzidas com uma só haste, por 4 a 5 safras, ou até mais, dependendo da variedade e do espaçamento, e quando se nota o início de fechamento, antes de perda significativa da saia, pratica-se o esqueletamento/desponte, de preferência adotando, a partir daí, o sistema safra zero. 

No sistema que mantém a lavoura fechada vai-se, gradativamente, eliminando a ramagem lateral velha, na parte baixa da planta, e fica uma espécie de salão sob a copa dos cafeeiros. Existe a vantagem de reduzir tratos, não precisando controlar o mato, e a colheita nos últimos anos também é facilitada, colhendo de baixo pra cima, com auxílio da derriçadeira motorizada. Uma desvantagem do sistema é a dificuldade de pulverização nas pequenas propriedades que não possuem canhões atomizadores, assim as doenças acabam desfolhando as plantas, o que reduz muito a safra seguinte. Também, como se faz a recepa, é necessário retirar o material lenhoso da poda e as brotações novas ficam muito sujeitas a intoxicações por herbicidas. Além disso, a lavoura fica sem produção por um ano e tem uma safra pequena no segundo, após a poda drástica. 

O sistema semi-adensado, pela maior abertura na rua e menor distância na linha (2,5 a 3,0 X 0,5 m) facilita mais o trânsito dos trabalhadores para fazer os tratos normais e a colheita. Com o início do fechamento, a poda de esqueletamento recupera e multiplica a ramagem lateral e, logo em seguida, vem uma safra alta, com economia. Repetindo a poda a cada 2 anos, só se vai colher plantas bem produtivas, a custo mais baixo, com safra semelhante, em metade da área colhida, a cada ano. 

Os dois sistemas de adensamento são possíveis de alcançar bons resultados, um ou outro se adaptando melhor a cada situação do produtor. Cafeicultores com mais conhecimento e recursos podem se adaptar melhor ao sistema semi-adensado, com safra zero. Em ambos os sistemas, as observações em campo mostram que variedades resistentes ou tolerantes à ferrugem são mais adequadas, especialmente os catucaís, os quais, por isso, vem dominando nos novos plantios na região de montanha. Esse material genético tem apresentado boa produtividade e alto vigor, brotando bem após a poda.


Sistema adensado de manejo de cafezais, com plantas fechadas e produção concentrada nos ponteiros. Catucaí amarelo 2SL


Pode-se ver o sistema de condução com fechamento dos cafeeiros, com hastes formadas no segundo ciclo, de plantas recepadas, podendo-se observar os troncos velhos em baixo


Lavouras novas de café implantadas no sistema semi-adensado, com as variedades arara , em Santa Maria do Marechal (esq.) e catucaí amarelo 20/15 cv 479, em Ibatiba (ES) (dir.)


Lavoura no segundo ano, formada no espaçamento de 3 x 0,6m, com a variedade japy (seleção de catucaí vermelho resistente à ferrugem e tolerante à Phoma) - Fazenda Stockl - Santa Maria do Marechal (ES), jun/23 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures