ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Muito café de chão ficou sem colher na safra 2022/2023

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 12/01/2024

1 MIN DE LEITURA

1
0

Verificações em campo, feitas em lavouras de café nesta safra de 2022/2023, mostraram que, em diversas propriedades, boa quantidade de café do chão ficou para trás, sem recolher. 

A colheita de café no Brasil, nas variedades de cafeeiros arábica, é feita por derriça dos frutos das plantas, e, em seguida, pelo recolhimento do café caído no chão, o café de “varrição”. No caso de cafeeiros robusta/conilon, como os frutos pouco caem dos pés, não se torna necessária a colheita do café do chão. 

A colheita de frutos de café do chão é uma prática exclusiva da cafeicultura brasileira, isto porque aqui se faz a derriça dos frutos de uma ou poucas vezes (na máquina), diferentemente da maioria dos outros países, onde o café é colhido a dedo, em muitas passadas na safra, na medida em que os frutos vão amadurecendo. Assim, em nossas condições, antes e/ou durante a colheita do café das plantas, dependendo da região, da época e do sistema de colheita, vai se acumulando, no chão, boa quantidade de frutos, caídos das plantas. 

Nesta safra de 2023, especialmente nas propriedades/regiões onde a colheita é manual, ocorreram duas dificuldades com o café de varrição: primeiro a mão-de-obra para a colheita esteve escassa e de alto custo; segundo, em associação, o preço do café caiu muito. Assim, com pouca gente, com custo alto e com o preço do café pouco compensando, em muitas lavouras foram colhidos, apenas, os frutos das plantas, não sendo realizada a varrição. Ressalta-se, ainda, que o café do chão, normalmente de qualidade inferior, tem preço mais baixo, e o produtor, ao fazer as contas, em muitos casos, não encontra um benefício econômico favorável. 

A falta de colheita do café do chão traz dois problemas principais: um pela redução da quantidade de café colhido na lavoura e outro pela permanência dos frutos no campo, que facilita a multiplicação da broca do café, fator importante para a maior infestação dos frutos da safra seguinte.


Pode-se ver, sob os cafeeiros, muitos frutos de café de chão que ficaram sem ser recolhidos 


Os frutos de café de chão não recolhidos/varridos por dificuldades de mão-de-obra constituem focos para a multiplicação da broca, que vai infestar a próxima safra, aqui já com floração nas plantas 

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HENRIQUE VILELA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/01/2024

Neste caso , a www.macbiotec.com tem a beauveria para reduzir a broca e o cladosporium que não deixa o café de chão perder qualidade. Confira em nosso site

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures