ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mato na rua também é concorrente com os cafeeiros

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 28/04/2021

3 MIN DE LEITURA

1
1

Nas lavouras de café, as ervas daninhas (mato) que crescem nas ruas ou entrelinhas de cafeeiros também exercem concorrência com os pés, por isso devem ser controladas. As plantas daninhas no cafezal concorrem com os cafeeiros em água, nutrientes e luz. Diversas pesquisas mostram que, sem controle, as ervas são responsáveis por perdas de produção de café na faixa de 25-65%, conforme pode ser observado na tabela 1, onde foram colocados dados de alguns experimentos realizados em diferentes regiões.


Tabela 1- Comparativo de produtividade e perdas produtivas em cafeeiros, em condições com e sem controle do mato, em ensaios em diferentes localidades

O controle do mato nas lavouras de café pode ser realizado através de vários sistemas: o controle manual com enxada, o controle mecânico com equipamentos capinadores tratorizados e o controle químico com herbicidas. Quanto ao modo de utilização desse controle, ele pode ser feito só na linha de cafeeiros ou na linha e rua, ou seja, em área total. Ultimamente, tem havido uma supervalorização do controle do mato feito exclusivamente na linha, deixando a rua, ou seja, as entrelinhas da lavoura tomadas por mato.

A estratégia de caprichar mais no controle junto à linha de cafeeiros se justifica, pois a maior parte das raízes das plantas de café se concentra sob a copa. Porém, na medida em que a lavoura vai se tornando mais adulta, as raízes se alongam lateralmente, conforme mostram as pesquisas sobre a estrutura do sistema radicular do cafeeiro, cujas figuras são aqui colocadas (figura 1 e 2).

As lavouras mais velhas tem seu sistema radicular crescendo no meio da rua e não restrito apenas junto à linha das plantas. Isso pode ser observado quando se faz uma arruação e se enleira (terra + resíduos orgânicos) no meio da rua da lavoura. Ao se desmanchar a leira, na esparramação, podem ser observadas muitas raízes do cafeeiro que se desenvolveram dentro dela. Além disso, as ervas que crescem, mesmo quando um pouco afastadas da linha de cafeeiros, também tem sistema radicular que se desenvolve lateralmente.

Outro ponto que deve ser considerado quando se controla o mato por longo período, exclusivamente na linha junto aos cafeeiros, é que o adubo aplicado, normalmente distribuído junto à linha de plantas de café, em parte se desloca lateralmente, em direção ao meio da rua, através da água das chuvas, seja pelo arrastamento superficial (erosão), seja pela infiltração lateral. Assim, as ervas que crescem nas entrelinhas do cafezal vão aproveitar os nutrientes carreados, antes das próprias raízes dos cafeeiros. Não se pode esquecer, nesse sentido, que as folhas do cafeeiro sob chuvas liberam potássio, que também vai escorrer lateralmente e vai ser absorvido pelas ervas.

O aproveitamento da água do solo pelas raízes do cafeeiro é, igualmente, prejudicado pelas ervas daninhas que concorrem pela retirada e transpiração da água disponível no solo, competindo com as plantas de café.

Assim, a indicação de controle adequada do mato é a de optar pelo controle em área total, ou, então, praticar controle diferenciado na linha, mantendo-a limpa e a entrelinha roçada, isso até dezembro/janeiro, onde se concentra o período crítico da granação dos frutos e, a partir dai, manter a lavoura completamente no limpo.

Finalmente, pode-se ponderar que haveria retorno parcial de nutrientes (dos adubos e do solo) com a roçada do mato. No entanto, isso só ocorre a médio prazo e, no caso da simples roçada, o retorno nutricional seria aproveitado para a volta do crescimento das próprias ervas roçadas.


Figura 1 - Distribuição espacial de sistema radicular de cafeeiro arábica aos 8 anos de idade, no Quênia, segundo Nutman. Pode-se observar um volume significativo de raízes que se desenvolvem lateralmente, até 1,8 m distante do tronco


Figura 2 - Distribuição espacial do sistema radicular (comprimento de raízes) de cafeeiro conilon aos 5,5 anos de idade, na condição com irrigação (A) e de sequeiro (B), no Sul da Bahia. Fonte: Covre et alli, UFES


Figura 3 - Controle de ervas em área total da lavoura de café


Figura 4 - Em lavoura de café adulta pode-se notar raízes dos cafeeiros distribuídas no meio da rua onde também vegetam as plantas daninhas

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEANDRO TIMOTIO DEL PUPPO

DOMINGOS MARTINS - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/06/2021

O Sr considera que controlar o mato apenas com roçadeira sem deixar ficar muito grande é viável para o cafeeiro?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures