ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lesões em cafeeiros: causas e efeitos

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 30/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Lesão significa uma ferida, machucadura ou injúria que pode ocorrer em cafeeiros devido a diferentes causas, provocando efeitos prejudiciais ao desenvolvimento das plantas, à sua produção e à qualidade dos cafés produzidos.

As lesões podem acontecer em todas as partes da planta de café – em suas raízes, no caule e ramos, e nas flores e frutos. Elas podem ser do tipo necróticas, com apodrecimento do tecido, podem ser plesionecróticas, com fraqueza dos tecidos antes de ocorrer a necrose, e podem ser do tipo não necrótico, com mudança de cor do tecido, com amarelecimento ou mosaico. De acordo com as características das lesões, podem ser verificados os sintomas do problema, estes auxiliando na identificação das causas delas.

As causas de lesões em cafeeiros podem ser de natureza biótica ou abiótica. As de caráter biótico podem ser citadas as pragas e doenças, já os fatores abióticos podem ser reunidos em fatores físicos ou mecânicos, fatores climáticos, fatores químicos e nutricionais.

- Nas raízes as causas de lesões foram assim catalogadas: nematoides, cochonilhas, mosca de raízes, percevejo castanho e Migdolus como pragas; Roseliniose e fusariose como doenças; e excesso de umidade e dano mecânico e físico (queima) como fatores abióticos.

- No tronco e ramos, lesões aparecem devido a: broca de ramos, cochonilhas, ratos, esperança, lagarta rosca e carneiros como pragas; Rizoctoniose, fusariose, leprose, Phoma e Pseudomonas como doenças; e efeito de calor e frio, raio, vento, canela de geada, granizo, ferramentas e implementos, colhedeiras, e queima por adubos e defensivos, estas como causas abióticas.

- Nas folhas as lesões podem ser causadas por: bicho mineiro, ácaro vermelho, lagartas e besouros (carneirinhos) como pragas; ferrugem, cercosporiose, leprose, Phoma/Ascochyta, Pseudomonas, mancha manteicosa e mancha americana como doenças; e queima por sais ou defensivos, incluindo herbicidas, uso de colhedeiras, chuva de granizo, deficiências nutricionais (K, P, B e Mg) e efeito de calor (escaldadura), frio e seca, de caráter abiótico.

- Nos frutos, lesões podem ocorrer por causa de: broca dos frutos, mosca das frutas, ácaros e caruncho como pragas; Cercosporiose, Phoma, Colletotrichum, leprose e mal rosado como doenças; e chuva de granizo e efeito do sol, como causas abióticas.

Os danos causados pelas lesões podem ser de efeitos diretos ou indiretos. Constituem danos diretos: a morte de tecidos, a redução da área foliar e consequente redução na fotossíntese e a diminuição na circulação da seiva. Como efeito indireto das lesões, pode-se verificar que elas propiciam a entrada de outros patógenos e até organismos saprófitas, provocam seca de ramos, chochamento, defeitos e queda de frutos, bifurcação de ramos e envassouramento da planta e morte de plantas. Efeito especialmente danoso é que as lesões ativam a produção de etileno, causando queda de folhas e frutos, com menos fotossíntese e morte de ramos.

O etileno é um hormônio gasoso (C2H4), sintetizado a partir da metionina, estando relacionado a fatores estressantes. Sua ação dissolve a parede das células e promove senescência e abcisão/queda.


Tipos de lesões em cafeeiros, da esquerda pra direita: necrótica (Phoma), plesionecrótica (ferrugem) e não necrótica (leprose)


Partes afetadas pelas lesões, da esquerda pra direita: nematóides nas raízes, lesão por colhedeira no caule e lesão por cercospora em frutos


Natureza das lesões: por fatores bióticos, como pragas e doenças (imagem da esquerda por BM e imagem do centro por pseudomonas), e abióticos (imagem da escaldadura por excesso de insolação)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures