ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeeiros da cultivar acauã com boa resistência ao nematoide M. Exígua

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 10/03/2021

3 MIN DE LEITURA

3
0

Em testes recentes, foi comprovada a boa resistência de diversas seleções da cultivar acauã em relação ao ataque do nematoide Meloidogyne exígua.

A cultivar de cafeeiros denominada acauã é oriunda de um cruzamento efetuado na década de 1970, entre o sarchimor LC 1668 e a cultivar mundo novo, realizado por técnicos do ex-IBC do Paraná. As primeiras seleções foram introduzidas em Caratinga e daí para a Fazenda Experimental Varginha, onde vem recebendo, através de ensaios conduzidos em diversas regiões cafeeiras, novas seleções, que tem dado origem a novas cultivares.

O material de cafeeiros acauã tem apresentado boas características produtivas e alta resistência à ferrugem, além de boa tolerância a stress hídrico. A sua resistência ao nematoide M. exigua já foi observada no material original. Foi realizada, recentemente, uma testagem de diferentes seleções pertencentes ao grupo acauã para verificar o seu comportamento em relação a esse nematoide.

O trabalho de testagem foi feito na Fda Experimental de Varginha, através da inoculação do nematoide em mudas de café, sendo testados 16 materiais, dos quais 7 seleções da cultivar acauã e incluídos, como padrões resistentes, o catucaí amarelo 785/15 e o IAC 125 RN, além do apoatã (robusta). Como padrão susceptível foi incluído o catuaí vermelho IAC 144. A figura 1 mostra aspectos da testagem.

Para verificação da resistência foram avaliados o numero de galhas nas raízes e calculado o fator de reprodução do nematoide. Os dados obtidos estão colocados na tabela 1. Verifica-se que das 7 seleções de acauã incluídas, apenas a 7/51 se mostrou com um grau de susceptibilidade. As demais se mostraram resistentes, à semelhança dos padrões, o catucaí 785/15 amarelo, e o próprio apoatã (robusta) sendo até ligeiramente mais resistentes do que o terceiro padrão o IAC 125 ou tupy RN. Do restante de material testado, houve surpresa positiva na resistência observada em dois híbridos do icatu 925, material igualmente tolerante ao M. paranaenses, e ao japy, este um catucaí vermelho, devendo estes materiais receberem mais um teste de confirmação. Já o graúna, um híbrido de acauã, não manteve a resistência da sua origem.

Destacam-se, ainda, dois aspectos: primeiro é que outras seleções de acauã, como o acauã novo da cv 50 e o acauã cv 2 e 8 também tem se mostrado resistentes em campo. O segundo é que algumas pesquisas mostram que podem existir raças diferentes de M. exígua e, assim, podem alterar a resistência em condições onde elas venham a prevalecer. Para verificar a resistência de cafeeiros em campo, uma forma simples é arrancar algumas mudinhas, tipo orelha de onça, que nasceram sob a copa dos cafeeiros. Aí é só observar, no seu sistema radicular, a presença ou ausência de galhas (ver figura 2).

As boas características produtivas do material de acauã, aprimoradas pelas novas seleções e, ainda, a sua alta resistência à ferrugem, mais a agregação de resistência ao M. exígua, conduzem a uma maior aptidão desse material para novos plantios, especialmente na substituição de áreas de cafezais antigos contaminados por esse nematoide.

Tabela 1: Número de galhas por planta/muda e fator de reprodução, em cultivares/seleções de cafeeiros infestados por Meloidogyne exígua – Varginha (MG), 2020


Figura 1- Aspecto do experimento de testagem de materiais de cafeeiros, em mudas, quanto à sua resistência ao nematoide M. exígua. Vista geral do experimento, em área isolada, e detalhe da inoculação, feita muda por muda, com 5 mil ovos cada - Varginha (MG), 2020


Figura 2- Pode-se observar, em fotos tomada na mesma área, em mudinhas que cresciam sob a saia de cafeeiros de uma cultivar resistente, no caso o acauã Cv 2 e 8, com raízes livres (esq.) e do catuaí IAC 144 tomadas por galhas (dir.) - Fotos do cafeicultor Luiz A.A. Araujo, de Divisa Nova (MG)

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

REGINALDO CORTELETTI

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/05/2021

Boa tarde, Sr. Matiello. Fico aqui agradecido pela sua resposta./orientação Agora sou a quarta geração de cafeicultores, e começando nesta estrada, tenho muito que aprender. Espero contar com suas orientações no futuro. Quando passar por estas bandas, venha tomar um cafezinho com a gente. Até lá, estarei aprendendo.
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/05/2021

Senhor Reginaldo, conheço ai sua área, já estive nas Fdas do Pio Corteletti. Uma opção boa se for em área anterior de café seria a cultivar Acauã, resistente à ferrugem, que é um problema ai e tolerante ao nematóide, que deve estar presente em lavoura velha a substituir. Quem tem sementes de AQcauã ai no ES é o Agronomo Cesar Krohling, de Marechal Floriano-ES. Matiello
REGINALDO CORTELETTI

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/05/2021

Caro Matiello, pretendo iniciar a renovação das lavouras aqui em Córrego Frio, Santa Teresa, ES. O terreno fica entre 600m e 800m de altitude. O replantio que farei agora pega só o sol da manhã. Como assumi a fazenda e não sou da área, apesar de ter nascido na roça, fico perdido na escolha de qual cultivar definir, dado o número de opções disponíveis. Seria possível nos dar um norte?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures