ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especulação penaliza o produtor de café brasileiro

ESPAÇO ABERTO

EM 21/10/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Por Silas Brasileiro – Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC)

A próxima safra de café no Brasil – tradicionalmente por ser um ano ímpar – deverá ser avaliada com muita precaução, pois além disso, está comprometida por fenômenos naturais como La Niña, mudanças climáticas adversas, temperaturas elevadas, que devem ser vistos como ameaças à cafeicultura nacional.

A falta de chuvas já afetou a primeira florada ocorrida em agosto, fazendo com que houvesse seu abortamento. A segunda e mais recente, está seriamente comprometida pela ausência de chuvas, já verificando um prognóstico negativo com relação ao café a ser colhido. Como se isso não fosse o bastante, ainda temos a tempestade de granizo ocorrida em algumas regiões.

No entanto, como sempre, os sites internacionais já começaram a publicar suas previsões, na contramão do que estamos vivenciando, sem dúvidas, atendendo interesses do mercado consumidor que se aventura a fazer prognóstico de safra no sentido especulador, penalizando assim, os produtores de café. Mesmo que tenhamos uma normalização climática, ainda assim, avaliamos sério comprometimento na safra 2023/2024.

Diariamente, temos visto enorme pressão sobre os preços, faltando o entendimento dos compradores de que estão trabalhando contra eles próprios, sufocando os produtores que hoje cultivam com elevados custos de produção, com a indefinição do mercado e com a falta de renda. É impossível não atentar para o efeito climático extremamente danoso para a produção de café.

Estamos alertando e lançando um desafio: ou o mercado reconhece que o produtor não pode continuar com essa indefinição e pressão diárias, com a manifestação daqueles que buscam a desvalorização do café ou em curto prazo, aí sim, não teremos como abastecer o mundo consumidor.  

O Conselho Nacional do Café (CNC) é um braço operacional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e dentro do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) defende permanentemente, junto a esse colegiado, a renda para os cafeicultores e a produção dentro dos princípios da sustentabilidade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures