ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Circularidade na agricultura do futuro

ESPAÇO ABERTO

EM 15/08/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Maurício Antônio Lopes, pesquisador da Embrapa Agroenergia

A Lei da Conservação de Massa, enunciada no final do século XVIII pelo cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), ficou famosa por ensinar que “na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Significando que elementos que compõem tudo à nossa volta são muito estáveis - não são criados nem destruídos espontaneamente, mas circulam no ambiente. Um átomo de carbono pode passar milhões de anos enterrado como carvão, antes de ser queimado em uma usina e lançado na atmosfera, onde fica décadas, para ser então dissolvido no oceano e absorvido por uma célula de alga, que morta o libera na atmosfera, para novas trajetórias.

A vida envolve obter, utilizar e descartar tais elementos essenciais. Enquanto um organismo está vivo, sua composição química é alterada continuamente, à medida que elementos necessários são incorporados e os resíduos são liberados. Quando um organismo morre, os átomos ligados a biomoléculas retornam a moléculas mais simples, na atmosfera, na água e no solo, alimentando novos ciclos. Baseados na Lei da Conservação de Massa, tais ciclos sustentam equilíbrios refinados por milhões de anos de tentativa e erro, que garantiram resiliência e durabilidade à natureza, e à própria vida na Terra.

A lógica da Lei da Conservação de Massa se aplica a todos os lugares, com sérias implicações para sistemas abertos e altamente alterados, como as cidades, que importam alimentos, combustíveis, água, etc. e exportam produtos manufaturados. Cidades são fontes de grandes quantidades de resíduos sólidos, CO2 e outros poluentes liberados na atmosfera, além de resíduos lançados nos rios e ecossistemas aquáticos. Usualmente operam na lógica de “extrair, usar e descartar”, que se tornou comum em quase todas as economias industriais, que, para atender prioritariamente às demandas humanas, acabam impactando a integridade e o funcionamento dos ecossistemas.

Como as cidades, a agricultura está no cerne deste problema, por ser um sistema aberto, dependente de recursos naturais. Sistemas agrícolas altamente produtivos são essenciais para alimentar a crescente população humana, mas padecem do defeito de terem muitas entradas (energia, fertilizantes, água, defensivos, etc.) e saídas (produtos e resíduos) que usualmente excedem a quantidade de material naturalmente circulando no "ecossistema" ocupado pela agricultura, o que pode levar a sérios desequilíbrios. Além do mais, água, energia e nutrientes são cada vez mais limitantes, o que está também forçando a reinvenção desses sistemas.

A Economia Circular tornou-se um caminho promissor para superar tais desequilíbrios. Restauradora e regenerativa por design, esta nova economia envolve modelos de produção e consumo que priorizam compartilhar, reutilizar, reparar, reformar e reciclar materiais pelo maior tempo possível, estendendo seu ciclo de vida e reduzindo a um mínimo perdas e resíduos.

Modelos circulares de agricultura buscam um alinhamento inteligente à Lei da Conservação de Massa, reduzindo a um mínimo a dependência de insumos externos, permitindo o fechamento dos ciclos de nutrientes e reduzindo descargas de resíduos e emissões para o meio ambiente, recuperando balanços críticos perdidos com a economia convencional.

A agricultura tende a ganhar grande destaque na Economia Circular por ser naturalmente amigável a práticas regenerativas – como rotação de cultivos, plantio direto sem revolvimento do solo, controle natural de pragas e doenças e sistemas mistos ou integrados – com lavouras, pecuária e floresta geridas em sinergia, num mesmo espaço, ao longo de todo o ano. Biomassa oriunda da agricultura já pode ser transformada para reduzir dependência por recursos externos e poluentes. Dela são produzidos insumos e matérias-primas de base biológica, como bioenergia, biofertilizantes, biodefensivos, bioaditivos, compostos bioativos, etc.

Quando se avalia a monumental produção de biomassa em áreas agrícolas tropicais, não é incoerente antecipar as fazendas do futuro incorporando refinarias, lado a lado com lavouras e criações, para a transformação desse recurso. O surgimento de biorefinarias acopladas às propriedades agrícolas permitiria o aproveitamento econômico de grandes volumes de biomassa hoje descartados, reduzindo dependência de recursos externos e, mais, contribuindo para a descarbonização das indústrias de energia, química e materiais, que podem gradualmente se libertar de sua dependência do petróleo com matérias primas derivadas da agricultura.

O fato é que a circularidade desponta como caminho viável para a superação dos muitos perigos associados ao uso imprudente de recursos críticos para a vida na terra, que, depois de usados, muitas vezes não podem ser transformados de volta aos seus componentes iniciais. Embora seja possível reciclar um bloco de concreto, é muito difícil transformá-lo novamente em água, areia, cascalho e cimento. Exemplo simples, que ajuda a refletir sobre muitos processos consagrados pelo paradigma econômico dominante, que exige resultados rápidos e gratificação instantânea, muitas vezes subvertendo leis naturais, produzindo rejeitos e poluição que colocam em risco a saúde do planeta e, no limite, a própria viabilidade da sociedade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures