ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Afinal, quais são os benefícios da certificação de sustentabilidade?

ESPAÇO ABERTO

EM 23/09/2021

5 MIN DE LEITURA

0
1

Por Paula Torres*

Muito se fala em sustentabilidade, mas ainda há muitos produtores em dúvida se a transformação da lavoura para um modelo mais sustentável realmente vale a pena.

E se engana quem ainda acredita que a preocupação com o meio ambiente e a rentabilidade da lavoura são antagonistas. Ao longo dos últimos 30 anos, a certificação provou ser uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade das lavouras e melhorar as condições de trabalho e renda dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que protege a biodiversidade local.

Esta fórmula ganha-ganha é mais que necessária no cenário atual. Com frequência, os produtores se atolam em dívidas com juros mais altos a cada safra, enquanto muitos trabalhadores rurais ganham salários que não cobrem as suas contas. Ao mesmo tempo, nossas equipes de campo, presentes em mais de 70 países, veem como as mudanças climáticas impactam quem depende da terra. Secas e enchentes mais intensas, épocas de produção mais curtas e maior exposição a pragas e doenças são grandes desafios para agricultores no Brasil e no resto do mundo.

Por isso, acreditamos que a melhor esperança para o futuro da agricultura é abraçar a sustentabilidade em escala massiva. E quando falamos de sustentabilidade, levamos em conta os aspectos ambientais, sociais e também econômicos. Afinal, a agricultura não é apenas um meio de ganhar vida: é também um negócio. E negócios precisam de uma gestão eficiente para serem sustentáveis e bem sucedidos no longo prazo.

Pilar econômico: entendendo a fazenda como um empreendimento

Com a rotina intensa no campo, é comum os produtores não conseguirem lidar com todas as demandas de gestão e administrativo da fazenda. E essa dinâmica de viver apagando incêndios acaba dominando o dia a dia, atrapalhando os assuntos mais estratégicos.

Por isso, o Programa de Certificação Rainforest Alliance 2020 oferece um conjunto de treinamentos e ferramentas de planejamento e gestão para ajudar com diferentes questões, como análise do uso de energia e água, orientações para distribuição percentual dos cultivos e contratação de trabalhadores temporários. Assim, os produtores têm mais recursos e informações objetivas para analisar a sua operação e tomar decisões mais embasadas em dados.

Esse olhar mais próximo da operação costuma refletir em uma redução de custos e em um uso otimizado de recursos naturais, como a melhoria no sistema de irrigação – diminuindo a demanda por água – e a menor necessidade de agroquímicos, a partir da implementação do manejo integrado de pragas. 

Pilar ambiental: lavouras mais resistentes às mudanças climáticas

Para apoiar os agricultores a lidar com os desafios climáticos, trabalhamos com o conceito de agricultura climaticamente inteligente  – que combina práticas agrícolas e ambientais para ajudar a reduzir impactos que podem provocar prejuízos na colheita.

Disponibilizamos aos produtores diversas ferramentas, como a Avaliação de Vulnerabilidade e Risco às Mudanças Climáticas, para ajudar a determinar os desafios de cada parceiro. A parte inteligente desta abordagem é sua adaptabilidade. Afinal, uma torrefadora de café no Cerrado Mineiro naturalmente precisa de estratégias muito diferentes de uma fazenda de frutas em Pernambuco.

Soluções da nossa caixa de ferramentas climaticamente inteligente incluem:

  • O plantio de árvores de sombra para proteger os cultivos do excesso de sol, ventos e chuvas fortes.
  • Cultivar plantas de cobertura para manter o solo fértil durante chuvas fortes.
  • Plantar em colinas ou em terraços naturais para evitar a erosão do solo.
  • Realizar roçada manual para minimizar o uso de pesticidas.

Pilar social: colaboradores mais motivados e protegidos

O bem estar dos produtores e trabalhadores é vital para a sustentabilidade de qualquer fazenda. E questões complexas como o trabalho infantil e forçado, discriminação e assédio no local do trabalho ainda estão muito presentes em muitos cultivos. Embora progressos tenham sido feitos, o banimento total já se mostrou ineficiente - fazendo com que os abusos sejam ocultados, o que apenas perpetua o problema.

Por isso, estipulamos que todos os parceiros certificados criem um comitê para monitorar e reduzir os riscos de violações de direitos dos trabalhadores. Os membros do comitê recebem treinamentos para lidar com casos de abuso, baseados no Protocolo de Remediação da Rainforest Alliance. O objetivo é que, ao ter alguém dedicado, estes assuntos passarão a fazer parte de fato do dia a dia do negócio, ajudando os parceiros a aperfeiçoar as suas abordagens ao longo do tempo. 

Responsabilidade compartilhada: ajudando a construir uma cadeia de alimentos mais equilibrada

Adotar práticas de produção mais sustentáveis pode demandar investimentos significativos. E, com frequência, essa carga é maior para os agricultores. Para garantir que a responsabilidade seja compartilhada ao longo de toda a cadeia de suprimentos, introduzimos dois novos requisitos na certificação para empresas investirem e recompensarem produções mais sustentáveis.

  • Um Diferencial de Sustentabilidade
    É um pagamento em dinheiro mandatório para os produtores Certificados Rainforest Alliance™ - acima do valor de mercado de seus cultivos - para recompensar seus esforços e incentivar a melhoria contínua.
  • Investimentos em Sustentabilidade
    Estes são uma quantia adicional (em dinheiro ou não-financeira) para auxiliar os produtores a implementar e cumprir com os nossos requisitos de agricultura sustentável. Isso pode incluir desde equipamentos de proteção para os trabalhadores e instalações de higiene melhoradas até a organização de sistemas digitais para monitorar o desmatamento. Ainda melhor, essa abordagem também coloca maior poder decisório nas mãos dos produtores, que definem exatamente qual apoio é necessário. Isso, por sua vez, ajuda os produtores a desenvolverem seus negócios e se tornarem mais lucrativos e resilientes - um passo chave em direção à atingir melhores condições de vida.

Para uma visão mais aprofundada dessas inovações e mais, baixe a introdução da nossa nova Norma de Agricultura Sustentável ou visite o site do Programa de Certificação 2020.

E não deixe de acompanhar a Rainforest Alliance Brasil no Instagram! Esta semana estamos realizando a campanha Follow The Frog, em que celebramos as jornadas de sustentabilidade nossos parceiros e mostramos aos consumidores como os produtos certificados são melhores para um futuro em que as pessoas e a natureza prosperam em harmonia.

*Paula Torres é especialista em Agricultura Sustentável na Rainforest Alliance Brasil e engenheira agrônoma com especialização em sustentabilidade. Possui 10 anos de experiência profissional em projetos voltados à pesquisa e educação, certificações e parcerias com a indústria alimentícia.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint