ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A História da segunda bebida mais consumida em todo o mundo: o café

POR JULIANO TARABAL

ESPAÇO ABERTO

EM 12/02/2009

4 MIN DE LEITURA

0
0
Complicado falar em apenas um artigo sobre a complexa, instigante, fantasiosa, vitoriosa história: a do café. Mais de 90% dos brasileiros consomem essa magnífica e estimulante bebida todos os dias, em diversas ocasiões, porém poucos conhecem as raízes desta bebida, as suas origens e sua trajetória que a popularizou, fazendo-a tornar-se a segunda bebida mais consumida em todo mundo, perdendo apenas para a água, vital para qualquer ser vivo.

Pois bem, trataremos aqui de percorrer resumida e objetivamente essa história. Comecemos então pelo país de origem. Há mais ou menos mil anos, em meio às florestas da Abissínia (Atual Etiópia), no coração da África, um velho pastor chamado Kaldi pastoreava seu rebanho de ovelhas.

Eram longos dias de caminhada até chegar a seu destino. Percebeu então que algumas ovelhas gostavam de ingerir um determinado fruto de cor avermelhada proveniente de árvores em forma levemente cônica, altas e vigorosas, com folhas bem verdes, e que após essa ingestão as ovelhas ficavam alertas e saltitantes e percorriam longas caminhadas sem nenhum sinal de cansaço.

Ficou então assustado com tal comportamento das ovelhas e imediatamente levantou a hipótese daqueles frutos que tornavam suas ovelhas mais enérgicas serem de origem demoníaca. Mas felizmente Kaldi estava redondamente enganado, aquele comportamento das ovelhas era nada mais que o efeito da cafeína. Estava descoberto o Café, Coffeea arabica, a mais nobre de todas as rubiáceas.

A noticia se espalhou por toda África, e velhos monges passaram a fazer uma infusão dos frutos do café, isso mesmo, sem torrá-los, e consumir a bebida resultante para suportarem longos períodos e noites de oração e meditação. Com o sucesso que atingia a bebida, logo a coisa foi tomando padrões comerciais; era expressamente proibida a saída de sementes e mudas, mas a medida não adiantou. Os árabes foram mais espertos e não só conseguiram as sementes como começaram a torrá-la, consagrando o modo como o grão viria a ser consumido, torrado e moído, para depois ser fervido juntamente com a água.

Ai não teve mais jeito, o café atingia cada vez mais alcance. Nasciam a cada dia diversas casas de café na Arábia, e os Árabes também não conseguiram conter os avanços de outros países em busca de tão famosa bebida. Logo a Turquia passou a consumi-la também em larga escala e a comercializar a semente para Europa. Na Europa o café ganhou status. Várias cafeterias, os famosos Cafés se erguiam por toda a parte. Na França o café alimentou e impulsionou os discursos dos intelectuais que iam para os Cafés filosofarem e traçar estratégias que viriam se traduzir em capítulos importantes da história, como o Iluminismo, a Revolução Industrial, todos regados a muito café nos arredores parisienses, ingleses, entre outros.

O café se torna então além de grande fonte de prazer e aglutinação de pessoas, uma grande fonte de renda. Vários países importantes como Holanda, Itália, Inglaterra, entre outros, passam a cultivar a rubiácea em ilhas por eles colonizadas, pois o clima da Europa não permite o cultivo de café. A França passa a cultivá-lo em uma de suas colônias, a Guiana Francesa - aí começa a História do Café no Brasil.

Por volta de 1720, os governadores do Grão-Pará e Maranhão ficam sabendo de uma planta que estava sendo cultivada na Guiana e que era muito valorizada lá fora. Encaminham então para uma missão o Sargento Francisco de Mello Palheta para buscar mudas e sementes nas Guianas. E o Sargento segue viagem. Chegando nas Guianas, com seu jeito galanteador logo faz amizade com a esposa do Presidente da Guiana Francesa, diz estar em uma missão vindo do Brasil, inventa um outro motivo qualquer e a convence a lhe dar algumas mudas e sementes para trazer ao Brasil.

Começa assim a cafeicultura em nosso país. Passando pelo Pará, Maranhão,Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e finalmente no estado que é hoje o maior produtos do país: Minas Gerais. Por onde passou o café deixou e ainda deixa riquezas. Em São Paulo financiou a vinda de imigrantes japoneses e italianos para trabalhar na lavoura, e também financiou a industrialização de São Paulo; protagonizou a história do país na política Café com Leite no começo de 1900. Hoje o Brasil é o maior produtor de café do mundo e segundo maior consumidor, atrás dos EUA.

É difícil de imaginar que o cafezinho que você consome todos os dias tem toda essa história, e vejam que isso é apenas um resumo. Hoje o café ocupa cada vez mais nossos dias, com modos de preparos cada vez mais modernos, com uma segmentação de mercado que agrada quase todos os paladares e com uma pujança que emprega e traz divisas para diversas regiões no Brasil e no Mundo.

Beba agora uma bela xícara de café, chame seus amigos, sua mulher, seu marido, namorada ou namorado e imagine-se nos mosteiros africanos ou nos antigos Cafés parisienses, filosofando e tomando decisões que mudaram o futuro de toda a humanidade.

JULIANO TARABAL

Eng. Agronomo; Especialista em Gestão do Agronegócio Café; Superintendente Federação dos Cafeicultores do Cerrado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures