ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vencendo pelo cansaço

BRUNO VARELLA MIRANDA

EM 07/03/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

“Por coincidência ou não”, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decidiu atacar a Ucrânia. Ironias à parte, a invasão russa traz um novo elemento de incerteza a um planeta assolado por uma grave crise sanitária. Diante da retórica inflamada de Putin, caberá ao Ocidente – leia-se, Estados Unidos e membros da União Europeia – tomar uma difícil decisão: qual o custo a pagar para conter as ameaças impostas pelo presidente russo?

A pergunta não é trivial. Afinal, a determinação do “custo ótimo” não dependerá tanto das preferências dos líderes europeus ou de Joe Biden, mas sim do grau de tolerância dos eleitores. É possível que, para além das declarações de apoio nas redes sociais, o eleitor médio esteja pouco disposto a arcar com os custos econômicos de um conflito prolongado com a Rússia.   

Exemplos não faltam. Muito se falou sobre como a Europa depende do fornecimento de gás russo. Pois bem, o aprofundamento do conflito significaria um aumento do custo da energia consumida pelas residências europeias. Aceitarão os eleitores uma conta mais alta?

As evidências nos obrigam a adotar uma postura cautelosa. Há apenas alguns anos, o presidente da França, Emmanuel Macron, decidiu implementar um imposto progressivo sobre os combustíveis fósseis de modo a incentivar uma redução na emissão de gases de efeito estufa. O resultado: protestos nas principais cidades francesas, naquele que ficaria conhecido como o movimento dos “coletes amarelos”. Após semanas de impasse, Macron desistiu do projeto.

Um conflito duradouro também significaria o aumento do custo de commodities relevantes, como o milho e o trigo. Milho mais caro significa maiores custos para a produção de proteína animal: como reagirão os eleitores europeus e estadunidenses? Lógica semelhante vale para o trigo: de que maneira responderão a um aumento do preço do pão? Votando nos partidos da chamada “direita populista” – muitos dos quais com líderes que, até bem pouco tempo, não escondiam a admiração por Vladimir Putin?

Diante de um cenário tão desafiador, a melhor notícia para aqueles que desejam conter as pulsões imperialistas de Putin é o comportamento do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Acostumado às câmeras, Zelensky vem produzindo materiais que aumentam a predisposição de cidadãos europeus e estadunidenses em apoiar medidas duras contra a Rússia. Apenas para ficar em um exemplo, em cerca de duas semanas a Alemanha passou da cautela a fim de garantir o acesso ao gás russo a anunciar uma expansão considerável de seu orçamento militar. Ainda assim, nada garante que o descontentamento com as consequências econômicas da guerra não supere a eventual simpatia aos ucranianos demonstrada desde o início da invasão russa.

Do outro lado da trincheira, tampouco abundam as certezas sobre o “custo ótimo” da guerra. De fato, o ímpeto de Zelensky e o apoio crescente do Ocidente são más notícias para Putin. O líder russo contava com uma resolução rápida da agressão ao país vizinho. A cada dia de frustração, aumenta a pressão para o fim das ações militares. Nacionalismo algum resistirá por muito tempo com sanções que erodem o valor do rublo e dificultam a integração da economia russa com o mundo. Em particular, a elite que sustenta o regime de Putin é composta por oligarcas com um pé em Moscou e outro no exterior. Seria um erro supor que a fidelidade ao líder os levaria a aceitar uma punição econômica exagerada.  

Por tudo isso, é possível que o desfecho do conflito ocorrerá quando uma das partes for “vencida pelo cansaço”. Países europeus e Estados Unidos devem garantir um apoio mínimo da população para medidas que contenham Putin, obrigando-o a tomar riscos crescentes. Entretanto, existe o temor de que seus eleitores não estejam dispostos a arcar com tais custos. Por outro lado, Putin pode estar cavando a sua própria sepultura política ao adotar uma política que gere custos exagerados à população russa.

Enquanto o “cansaço” não chegar, o risco de um erro de cálculo será constante.

BRUNO VARELLA MIRANDA

Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures