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BRUNO VARELLA MIRANDA
Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri
SYLVIA SAES
Professora do Departamento de Administração da USP e coordenadora do Center for Organization Studies (CORS)
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CARLOS ANTONIO FERREIRASÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 29/05/2008
Prezados Bruno e Maria Sylvia,
Excelente a abordagem sobre o tema, que julgo ser divisor de águas da cultura cafeeira do século XIX. Ao longo do século XX a cafeicultura prosseguiu apenas substituindo mão de obra escrava por remunerada, e que nos últimos anos do século passado e já nesta primeira década do século XXI, rompe definitivamente o modelo de negócios anterior. Ainda há muito por fazer, mas exemplos de sucesso já deixam claro que não estamos especulando o futuro, mas construindo o presente. Concordo plenamente com vocês quando colocaram em primeiro lugar a opção do Cliente por produtos certificadamente diferenciados. Essa consciência de mercado vem crescendo de forma surpreendente e é o grande agente de transformação. O poder passa da mão dos que detém capital e força e é naturalmente transferido a quem compra. E o que mais me encanta nessa revolução natural e silenciosa é que os benefícios são para todos: - Clientes consumindo produtos melhores em todos os sentidos - qualidade e impacto sócio-ambiental; - Produtores são beneficiados com melhores margens e modelo de negócios muito mais robusto do que flutuar à mercê das variações da commodity; - Trabalhadores recebem mais formação, educação, condições de trabalho e salários; e - O impacto ambiental é minimizado - a harmonia com o meio ambiente retorna em forma de longevidade da cultura e preservação para as próximas gerações. E por tantos benefícios em uma cadeia produtiva por completo, o sobrepreço do produto certificado já não é considerado abusivo pelo atual mercado consumidor. Com o tempo, as práticas hoje consideradas pioneiras serão padrão de mercado. Com isso, o ajuste natural dos preços irá acontecer por conta de volume e os produtos certificados terão abrangência popular. E, com certeza, nessa ocasião, os empreendedores do século XXI já terão novidades para agregar novos valores aos seus produtos. Assim aconteceu com o vinho, os queijos, os cortes nobres de carne, as frutas especiais e não há porquê não acontecer com o café, para os que decidirem e souberem trabalhar o modelo de boutique agrícola, sucesso antigo na França, Itália, Suiça e Espanha, entre tantos outros países. Parabéns também pelo fechamento não conclusivo sobre as diversas certificações. Compartilho completamente da mesma visão e acredito que aí se encontre uma das mais perversas armadilhas, tanto para os produtores como para os processos de certificação. E é pelo mesmo ponto de vista deste artigo que eu acredito que também venha a resposta à pergunta tema de outro artigo escrito por vocês, "Sustentabilidade para quem?": para o mercado, produtores e trabalhadores do setor cafeeiro. Este será o caminho viável para o século XXI. Um forte abraço, |
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